Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

A Cessão de Rafael Peçanha a Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Cabo Frio, leia-se Sérginho Azevedo (PL), autorizou a cessão do professor Rafael Peçanha para a Prefeitura de Niterói até dezembro de 2028. O professor foi candidato a prefeito de Cabo Frio, em 2024, terceiro colocado na eleição e até aqui é o líder da Rede Sustentabilidade, no município.

MUNICÍPIO DE CABO FRIO
Região dos Lagos – Estado do Rio de Janeiro
GABINETE DO PREFEITO

PORTARIA Nº 3904, DE 02 DE OUTUBRO DE 2025.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 62, inciso XIII, e art. 105 da Lei Orgânica Municipal, e considerando o que consta nos autos do Processo Administrativo nº 41727/2025,

RESOLVE:

Art. 1º AUTORIZAR a cessão do servidor RAFAEL PEÇANHA DE MOURA, Professor Docente II, matrícula nº 152065, para a
Administração Pública Direta do Município de Niterói,
assegurados os seus direitos e vantagens com ônus pelo órgão CESSIONÁRIO, na modalidade de ressarcimento.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua
publicação, produzindo efeito desde 02/10/2025 e com término em 31/12/2028.

Cabo Frio, 02 de outubro de 2025.
SERGIO LUIZ COSTA AZEVEDO FILHO
Prefeito

A Nota de Rafael Peçanha

Pessoal, só para deixar claro, por dever de transparência, que eu tenho com todas e todos vocês: nesta sexta-feira a prefeitura de Cabo Frio aceitou o pedido da minha cessão à prefeitura de Niterói, solicitação esta feita pelo prefeito Rodrigo Neves, para que eu faça parte da sua equipe de governo – convite, aliás, que muito me honra, pois Niterói é a cidade que mais cresce no estado, um exemplo progressista para todo o país.

A cessão, realizada mediante processo administrativo transparente, é um direito legal do servidor estatutário/concursado, o que sou há 15 anos, atuando como professor no nosso amado município cabo-friense.

À militância da Rede Sustentabilidade reforço que essa ação em nada muda meu compromisso com o partido, como filiado e Porta-Voz Municipal que sou e continuarei sendo, firme na luta e na caminhada com nossa liderança nacional Heloísa Helena, que acompanhou todos os passos dessa movimentação, lembrando que nosso partido apoiou a eleição do Rodrigo, no segundo turno em Niterói.

Esse movimento só reforça a disposição de seguir colaborando na construção de uma região e de um estado mais justos e democráticos, apoiando lideranças que possam representar essa esperança, como são os casos da própria Heloísa, do Rodrigo e seu time, ampliando as ferramentas e estruturas disponíveis para trazer ideias, recursos e articulações que melhorem de verdade a vida na nossa cidade de Cabo Frio, enfrentando, com inteligência e organização, as injustiças desse seu atual governo bolsonarista/castrista.

Vamos juntos!

Castrista?

A nota de Rafael Peçanha, líder da Rede Sustentabilidade em Cabo Frio, cometeu um equívoco ao chamar o governador do estado, Cláudio Castro (PL) de “Castrista”. Afinal, conservador, claramente de direita, com carreira política pouco relevante, nem de longe pode ser comparado ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926/2016), uma das principais personalidades históricas dos séculos XX/XXI, concorde-se ou não com ele.

Quais as respostas? 1

As perguntas que não querem calar são: qual o futuro político do ex-vereador Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade)? Como vai conseguir trabalhar e fazer política, em Cabo Frio, cidade na qual se destaca como líder do seu partido, morando e trabalhando em outra cidade? A participação no governo do prefeito Rodrigo Neves representa reaproximação com o PDT?

Quais as respostas? 2

Por último, caso a Rede Sustentabilidade chegue a 2026 sem viabilidade eleitoral/partidária, o que é bastante provável, qual o destino? A criação de uma Federação com o PDT liderado pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves? Que papéis desempenharão nesse processo Heloisa Helena e Rafael Peçanha?

Janio tem algum papel nesse processo?

Há quem diga que o ex-vereador e ex-deputado e líder local do PDT, Janio Mendes é um dos articuladores desse processo político/eleitoral, que objetiva a rearticulação do PDT, em Cabo Frio, bastante enfraquecido após o falecimento de José Bonifácio. Verdade ou mera especulação?

Mamografia

Todos os anos as prefeituras por todo o país fazem campanhas chamadas de Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. Iluminam de rosa pontes, viadutos, monumentos etc. Tudo muito bonito, mas o que realmente interessa é o acesso rápido e constante as mamografias disponibilizadas pelo poder público, em aparelhos modernos, manejados por profissionais especializados. A festa fica pra depois.

3º Circulo de Leitura Sophia/Mart

O Círculo de Leitura da Sophia convida para a 3ª edição do Leituras no Mart. Em agosto nos conhecemos com Conceição Evaristo. Em setembro com Lygia Fagundes. E agora é a vez da queridíssima Clarice Lispector com o conto Felicidade Clandestina.Sempre dentro do tema memória, esperamos vocês para mais uma conversa sobre textos literários.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *