
Dobradinha
O vereador Jefferson Vidal (Podemos) deixa a secretaria de obras e volta para a Câmara Municipal. Jefferson é candidato a deputado federal e tem aumentado consideravelmente sua presença nas redes sociais da internet. Sua “dobradinha” deve se dar com a candidata do governo, Aline Rabelo.
Centralizar ou Liberar?
Ainda não se sabe qual será a orientação política para o apoio as candidaturas locais a Câmara Federal. O governo pode centralizar em algumas candidaturas, desde que tenham dobradinha com Aline Rabelo ou liberar seu grupo no apoio a candidaturas ao Congresso Nacional.
A Grande Eleição!
A grande eleição de 2026, que pode definir ou não o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, certamente vai influenciar o processo eleitoral, em Cabo Frio. Portanto será de grande valia prestar atenção nos movimentos das principais lideranças políticas do município.
Perfil Conservador
As relações políticas na cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos tem a hegemonia das lideranças e partidos conservadores, não exatamente bolsonaristas, que, algumas vezes o ultilizam como montaria para crescer. O perfil conservador da sociedade contribui e Cabo Frio está muito longe do perfil de “moscouzinha” no período pré-1964.
A Volta!
A volta de Alfredo Gonçalves (Republicanos) para as confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, na Câmara, tirou a secretaria municipal das mãos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), leia-se Edir Macedo, através de Flávio Moreira, 1º suplente, desde 6 de outubro de 2024.
Alívio
Para o governo pode representar uma perda político-eleitoral, porque, sem dúvida, a IURD deve lançar candidato a Assembleia Legislativa (ALERJ), em Cabo Frio. Entretanto, tudo na vida tem duas versões: os “assistidos” pela secretaria do “bispo”, devem ter ficado aliviados, inclusive, de ter que viajar ao Espírito Santo, ao estado e não aos céus.
A Oposição!
A oposição garante que o governo do prefeito Serginho Azevedo (PL) teve crescimento na arrecadação própria em cerca de 53 milhões de superávit. Segundo essas fontes não existiriam razões para a crise financeira e muito menos justificativa para os cortes que o governo está fazendo.
Serginho Azevedo/Cláudio Castro
O governo de Serginho Azevedo (PL) continua ajustado a administração de Cláudio Castro (PL). Algumas obras, como a “requalificação do centro”, asfaltamento das avenidas Júlia Kubitschek, Teixeira e Sousa e Nossa Senhora da Assumpção, tem a participação direta do governo do estado. O governador Cláudio Castro deve ser candidato ao Senado, em 2026.
PCC e Faria Lima?
A relação de atividades do PCC com alguns figurões da Avenida Faria Lima, centro do capital financeiro do país, desnuda com bastante clareza como é frágil e desonesto o atual modelo de combate ao tráfico no Brasil. O atual modelo é centrado em violência diária contra as counidades mais pobres.
Caiu do Galho
Caiu do galho o “Projeto da Impunidade”, que tramita no Congresso Nacional, buscando blindar os parlamentares de processos na justiça. O projeto é tão infame, que, até o momento nenhum parlamentar ousou assumir a sua autoria. Por trás das cortinas a investigação sobre as emendas parlamentares, especialmente as “Emendas

O Encontro de Mulheres
O Movimento de Mulheres e diferentes organizações civis de Cabo Frio realizam encontro no auditório do Hotel Malibu, na orla da Praia do Forte (Praia da Barra). O encontro acontece dia 30, sábado, a partir das 14 horas e tem caráter suprapartidário.
No Arraial do Cabo …
O governo de Marcelo Magno (PL), prefeito do Arraial do Cabo criou secretaria municipal de cultura e economia criativa. A secretária é Ingrid Silveira; Ialine, subsecretária de cultura e na subsecretaria de economia criativa, João Félix.


Circulo de Leitura
O Círculo de Leitura da Sophia convida para mais uma edição do Leituras no Mart, parceria da Sophia Editora com o MART (Museu de Arte Religiosa e Tradicional, localizado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos. A conversa do dia 2 de setembro será sobre o conto de Lygia Fagundes Telles, “A dança com o anjo“, sempre dentro do tema Memória.
A participação é gratuita.