
Fidelidade a Edir
É óbvio que a saída de Flávio Moreira da secretaria de ação social se deu por um conjunto de fatores: administração pouco reconhecida na secretaria e caminhos diferentes em relação ao processo eleitoral de 2026. O “bispo” da Universal do Reino de Deus (IURD) deve ter preferido manter sua fidelidade a Edir Macedo.
Sequelas
A saída do “bispo” Flávio Moreira pelo jeito deixou sequelas, observadas pela demissão de algumas dezenas de funcionários da área. Afinal, todo “cargo de confiança” ou “portaria” pertence ao governante, no caso ao prefeito, que nomeia e exonera de acordo com as circunstâncias políticas do momento.
Má repercussão
Para o bem ou para mal a administração de Flávio Moreira não teve boa repercussão na sociedade e atingiu o governo. No “Episódio de Linhares”, o secretário pode até não ter culpa no cartório, como diziam os antigos, mas repercutiu pessimamente, reforçando o discurso da oposição.
Alfredo & Alessandro
O retorno de Alfredo Gonçalves (Republicanos) a Câmara Municipal, reforça a posição de Serginho Azevedo (PL), no Legislativo e mantém a mesma orientação política na secretaria de educação. Afinal, Alfredo Gonçalves e Alessandro Teixeira tem uma parceria costurada desde a época que Alfredo presidiu a Câmara.
A hegemonia conservadora – 1
A hegemonia dos partidos conservadores tem sido uma realidade em Cabo Frio desde o falecimento do prefeito José Bonifácio (PDT) e a posse da vice-prefeita Magdala Furtado, embora filiada ao PV. Com a vitória de Serginho Azevedo (PL) o domínio do chamado “bloco conservador” se aprofundou.
A hegemonia conservadora – 2
O processo eleitoral de 2024 deu ao “bloco conservador” o domínio total da Câmara. Todos os vereadores eleitos fizeram a campanha de Serginho Azevedo (PL) e Miguel Alencar (União Brasil). Nem o “bloco progressista” e liderado pelo PDT, conseguiu espaço no Legislativo.
A reação da esquerda
Até o momento os partidos de esquerda não conseguiram estruturar uma pauta comum para ações políticas de enfrentamento a hegemonia conservadora. Continuam agindo isoladamente como o “plebiscito” , organizado pelo PSOL no Mercado Sebastião Lan, no Domingo.
Negociações políticas
Algumas lideranças acreditam na possibilidade de amplas negociações que permitam a constituição de uma espécie de frente ampla. Essa frente seria a reunião da esquerda com os progressistas como meio de enfrentar política e eleitoralmente o “Bloco Conservador”

Feira livre
De um atento leitor do Blog, o jornalista James Santos “Patrimônio histórico cultural da humanidade, a feira livre é reconhecida mundialmente, menos em Cabo Frio. Abandonado pelo menos há 7 anos pelo governo municipal o pavilhão do Mercado Sebastião Lan agora está servindo de depósito para algum privilegiado.”

O Rei do Samba
Nessa quinta-feira 21/08 a partir das 18:30h, na Fundação Guairá, na cidade de Andrelândia, antiga Rio Turvo, em Minas Gerais, será exibido o filme “O Rei do Samba”, do cineasta e artista plástico José Sette. A obra, uma das mais importantes da cinematografia do diretor relata a verdadeira história do compositor Geraldo Pereira.

