
De olho nas pesquisas
O prefeito Serginho Azevedo (PL), tem presença quase integral nas redes sociais da Internet e obviamente, de olho nas pesquisas. Não é por acaso que comunicou estar preparando um conjunto de medidas para a área de segurança pública, que tem sido preocupação cada vez maior, principalmente das “classes médias”.
Novidades
Importante que o pacote de medidas anunciado pelo prefeito de Cabo Frio venha acompanhado por novidades, particularmente vinculados a área da inteligência, que cabe a Polícia Civil e a Polícia Militar. Lembrando que a Guarda Municipal tem caráter civil e deve ser voltada para a proteção do patrimônio público.
O modelo é ineficiente
O atual modelo empregado pelos governos dos estados, em todo o país, tem se revelado absolutamente ineficiente, até catastrófico, tal o número de incidentes, que tem gerado. Alguém, com o mínimo de atenção e respeito pode dizer que o crime tem diminuído e a segurança pública tem aumentado no Rio de Janeiro?
É preciso mudar o modelo
Pode aumentar quantas vezes achar necessário o número de homens e armas na segurança pública, que não vai adiantar. O problema não está em equipamentos ou na quantidade de pessoal da segurança, seja civil ou militar. A questão é o modelo baseado apenas na repressão, que não resolve nada. A sociedade não precisa de mais “rambos” e sim parar de “enxugar gelo”.
A Guarda Municipal nas Escolas 1
A Guarda Municipal prestaria muito mais serviços a sociedade se dedicasse seu tempo a defender o patrimônio público e a segurança de crianças e adultos, principalmente junto as escolas das redes públicas municipal e estadual. A presença da GM poderia evitar inúmeros acidentes, dando tranquilidade as famílias cabofrienses.
A Guarda Municipal nas Escolas 2
Para a segurança das famílias, a imagem de um Guarda Municipal, atravessando crianças no sinal de trânsito, em frente a uma escola pública é muito relevante. É muito mais importante que qualquer armamento, que só acrescenta estresse a insegurança coletiva. Por esse gesto as crianças e seus pais agradeceriam ao governo.
Respeito & Educação
A Guarda Municipal precisa ser muito mais valorizada, mas não pelo viés do armamento. Desse jeito só vai aumentar o número de armas em circulação, que muitas vezes acabam nas mãos do crime. A instrução da GM tem se voltar para o respeito e os cuidados com a sociedade, que é quem lhe paga os salários.
Nas ruas
Uma coisa não se pode negar, o prefeito Serginho Azevedo (PL) está sempre nas ruas e não foge ao contato com a população. As lentes da comunicação social, sempre atenta as andanças do prefeito, registra simpaticamente os agrados, mas também deveria mostrar a bronca nas ruas, o que é natural: mas isso a “Globo” não mostra!
A volta do Portinho Bohemio
O retorno do evento Portinho Bohemio acontece na noite dessa sexta-feira, 1º de agosto. O Portinho Bohemio ficou muitos anos sem ser realizado, mas volta esse ano com o apoio da secretaria municipal de cultura, leia-se Carlos Ernesto. O evento, em homenagem a Rita Lee, acontece na Rua Coronel Ferreira, que acompanha a orla do Canal do Itajuru.

Convite do Círculo de Leitura da Sophia Editora, em parceria com o MART (Museu de Arte Religiosa e Tradicional).
Toda primeira terça-feira do mês, às 18 h, será apresentado um conto, a partir do tema Memória.
Para o primeiro encontro, dia 05 de agosto, foi escolhido o conto Olhos d’Água, de Conceição Evaristo.
Não há necessidade de inscrição. É só chegar e se entregar ao prazer de ouvir e conversar sobre a leitura do dia.

