
É muito difícil ver e escrever sobre a performance da bancada de Donald Trump, no Congresso Nacional, cujos membros invadiram e ocuparam as mesas diretoras, da Câmara e do Senado, sem sentir ânsia de vômito, tal a degradação que impuseram e feriram ao Parlamento.
Essa turma bate continência para a bandeira dos EUA e abre bandeira de Trump, em pleno Congresso Nacional apesar de encenar a farsa de desfilar com a camisa verde/amarela pelas ruas brasileiras, mas adoraria estar em Miami a “capital cucaracha” dos EUA.
Não é um grupo de insanos como tenta parecer. Ao contrário, é articulado em nível nacional e internacional, como demonstra a tentativa trumpista de interferir no Judiciário e abafar a soberania brasileira.
O que está acontecendo hoje no Brasil é o prosseguimento da tentativa de golpe de estado neofascista, que foi mal sucedido, em 8 de janeiro de 2023, por falta de apoio dentro do Brasil e em função de uma conjuntura internacional desfavorável.
A eleição de Trump e a marcha autoritária, que se desenvolve nos EUA reanimou a ultra direita, que tenta dar a volta por cima e retomar o caminho do golpe, destruindo as instituições democráticas estabelecidas pela Constituição Cidadã de 1988.
Cabe a todos os brasileiros apoiar a Democracia e defender à Soberania do Brasil.