
O Teatro – 1
O prefeito Serginho Azevedo (PL) deu, mais uma vez, aquela notícia que interessa a todos aqueles que amam o Teatro e o consideram importante para a cultura local. Anunciou a reforma do prédio e a criação de uma escola de teatro. Só não precisava do “Shakespeare do Itajuru”.
O Teatro – 2
O professor José Facury saudou a novidade. “É muito bom saber que finalmente o teatro encaminha para a sua quase década reforma! Mesmo que, com descontinuidade, cursos de iniciação sempre foi a tônica do mesmo. Inclusive com uma política baseada em um trulé de ações: festival estudantil, ação que revela e interage com a educação; o curso de iniciação que capacita; o incentivo de formação dos grupos que assegura e dar continuidade à ação. Saimos de três grupos para treze até 2016. Hoje, só temos só cinco por conta dele fechado de novo.“
Adversidades climáticas
A chuva pesada que aconteceu na sexta-feira mostrou a fragilidade de Cabo Frio para enfrentar adversidades climáticas, cada vez mais frequentes e fortes. A cidade ficou literalmente debaixo d’água e muitos moradores e motoristas foram prejudicados. As prefeituras precisam investir mais nesse campo: sem dúvida!
Clima: na pauta da Câmara – 1
Essa questão das profundas alterações no clima precisa estar presente nos debates da Câmara de Vereadores, acusada muitas vezes, de extrema passividade em relação aos problemas locais. O fato do governo ter o monopólio político não exime o Legislativo da atuação nos grandes temas que preocupam a sociedade, ao contrário é o momento de afirmação.
Clima: na pauta da Câmara – 2
Os eventos extremos do clima, cada vez mais recorrentes, atingem principalmente os setores mais pobres da população, provocando toda sorte de contratempos e grandes perdas econômicas e financeiras para a sociedade. A Câmara precisa estar atenta a essas questões. Não adianta aparecer de capa de chuva nas intemperes.
Relações políticas – 1
As relações entre o prefeito Serginho Azevedo (PL) e seu vice, Miguel Alencar (União Brasil) são alvos frequentes da mídia, na medida em que são duas personalidades importantes do momento atual do quadro político de Cabo Frio. Os dois acertaram uma aliança, venceram com folga a eleição majoritária, em 2024 e se interpretarem com habilidade o céu da política, saberão se encaixar no processo, que manda recados.
Relações políticas – 2
Fica claro, até pela idade, que, tanto Serginho, como Miguel, tem interesse em ascender na carreira política e que essa condição parece ter sido acertada entre os dois, com antecedência e explica em boa parte a eleição de outubro do ano passado. Acontece que ao contrário do que muita gente pensa as relações políticas não são semelhantes as relações familiares ou de amizade. Elas embutem outros itens, inclusive o olhar para o futuro.
Relações políticas – 3
O novo PSD do Kassab parece estar adquirindo algumas características daquele PSD mineiro de Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. O partido do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é candidato a governador, em 2026, apoiou a candidatura de Serginho Azevedo (PL) a prefeitura de Cabo Frio, em 2024. Portanto, qualquer estresse antecipado vira faniquito.
Relações políticas – 4
Penetrar em Cabo Frio, cidade mais importante da Região dos Lagos, tem grande importância eleitoral para a candidatura de Eduardo Paes (PSD). Majoritário na capital e na Baixada Fluminense a candidatura ao governo estado do prefeito do Rio não pode prescindir do interior e seus principais polos eleitorais: Cabo Frio é um deles.

Círculo de Leitura da Sophia Editora
Esse é um convite do Círculo de Leitura da Sophia Editora, em parceria com o MART (Museu de Arte Religiosa e Tradicional).
Toda primeira terça-feira do mês, às 18 h, será apresentado um conto, a partir do tema Memória.
Para o primeiro encontro, dia 05 de agosto, foi escolhido o conto Olhos d’Água, de Conceição Evaristo.
Não há necessidade de inscrição. É só chegar e se entregar ao prazer de ouvir e conversar sobre a leitura do dia.
