
Debate necessário
Os empresários da área de turismo, especialmente o rodoviário, continuam insatisfeitos e pedindo novas reuniões com autoridades municipais, inclusive com o prefeito Serginho Azevedo (PL). Os empresários e comerciantes querem debater a crise, que, segundo eles, se instala sobre o setor, gerando redução drástica do faturamento.
Ponto de encontro
Segundo fontes do setor turístico existe o temor de crescimento do desemprego e do subemprego. Essas fontes garantem que não querem o embate político com o governo, mas o diálogo para que seja encontrado um ponto de encontro entre a política do governo municipal e dos pequenos e micrroempresários, em especial da área do turismo rodoviário.
Foco nos eventos
O governo municipal tem se esmerado na área de eventos. São muitos e alguns acontecem ao mesmo tempo, todos com grande cobertura midiática por parte da comunicação social da Prefeitura. Entretanto, faltam políticas públicas permanentes, aquelas que continuam a existir e atendem os cidadãos em seu dia-a-dia, isto é, no seu cotidiano, o que melhoraria bastante a qualidade de vida, no município.
Eventos & Turismo
Experimentados gestores na área do turismo, inclusive com cadeira na secretaria municipal, afirmam que eventos e turismo não são exatamente a mesma coisa e que é necessário não fazer confusão. Afinal, a administração correta dessas duas linhas de atuação é fundamental para uma não se sobrepor a outra.
Eventos & Turismo 2
Tudo bem, mas não há dúvida que a qualidade dos eventos realizados e promovidos pelos meios oficiais e privados influenciam as correntes turísticas, que aportam pela cidade. É só conferir Rio das Ostras após o Festival de Jazz & Blues, com repercussão no Brasil e no exterior: a cidade ganhou muito.
Cobertura midiática
A cobertura midiática tem sido prática constante da administração municipal, sempre com a presença do prefeito Serginho Azevedo (PL): da corrida matinal do prefeito a realização de obras importantes para a cidade, nada escapa as lentes da comunicação da Prefeitura. É certo que é poderoso instrumento de divulgação, mas também fonte de desgaste político quando a exposição é desnecessária.
Teatro Municipal de portas fechadas
Em meio a todas esses eventos falta um da maior importância, a reabertura do Teatro Municipal Ináh de Azevedo Mureb para o qual o prefeito assinou convênio com a FAETEC. O teatro, construído no governo de José Bonifácio e inaugurado por Alair Corrêa, continua de portas fechadas há cerca de nove anos.
O SESC
O melhor convênio para a reabertura do teatro teria sido com o SESC, que possui hotel junto a orla (150 metros) da Praia do Forte (Praia da Barra), no bairro da Vila Nova. Em todas as cidades onde o SESC se instala a área artística e cultural tem crescimento notável, com produções e temporadas de altíssima qualidade.
Festival SESC de Inverno
A 23ª edição do Festival SESC de Inverno entre os dias 11 e 27 de julho, que vai ser realizado em Cabo Frio e Búzios é uma prova concreta dessa realidade. Serão mais de 700 horas de programação artística, com mais de mil artistas envolvidos. A programação vai contemplar teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais. Ainda é tempo de elaborar e assinar um convênio com o SESC.
Não engrenou
Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e suplente na Câmara de Vereadores, Flávio Moreira não tem dado muita sorte, digamos assim, em sua atuação na Secretaria de Assistência Social. O bispo depois do episódio da van com moradores de rua despachados para Linhares, no Espírito Santo parece encontrar resistência em sua própria secretaria: espaços de poder?
Hegemonia na Câmara
O governo de Serginho Azevedo (PL) continua hegemônico na Câmara Municipal presidida por Vaguinho Simão (PL). Até o momento não se percebe qualquer manifestação pública de oposição no meio dos vereadores. Segundo fontes do legislativo, a oposição vai aparecer quando se iniciar pra valer o processo eleitoral de 2026.
