

Ricardo do Carmo e o “pescador que viu o monstro”, Renato Babão.

Performance de dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego.

Apresentação do grupo folclórico “Os Parafusos”, de Lagarto (Sergipe).
Fotos: Eloisa Campos
Sucesso
O segundo dia do 1º Festival de Mestres do Povo repetiu o sucesso da abertura. O evento, coordenado pelo professor Ricardo do Carmo, ex-secretário de cultura de Cabo Frio, está na programação da 23ª Semana Nacional dos Museus (IBRAM), que acontece no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART).
Programação do 1º Festival de Mestres do Povo – 23/05 – 5ª Feira
10h – “Os Mestres de Saberes Notórios”, com Eliomar Mazoco (vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore) e Vagner Ribeiro (presidente da Comissão Piauiense de Folclore).
11h – Exibição do documentário “Muito Antes de Nós”, sobre o legado de Niède Guidon no Piauí. Filme premiado na XIII Semana Fluminense do Patrimônio (2023). Direção Ricardo do Carmo, com fotografias de Lucas Müller e André Pessoa. Comentários de Maria Socorro Macêdo, empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí).
Noite – Festa de Encerramento
18h – Fala de encerramento, com o folclorista Ricardo do Carmo (diretor do evento).
18.30h – “Os barcos de Antonio Leite” & “Zenóbia do Sorriso Feliz”
19.30h – Espetáculo de Teatro de Bonecos do “Grupo Sorriso Feliz”, com Clarêncio Rodrigues.
20.30h – Confraternização com “canjas” e apresentações de vários artistas. Palestrantes:
Daliana Cascudo – Presidente do Instituto Câmara Cascudo e guardiã do acervo do avô Câmara Cascudo.
Irineu Fontes – Secretário-Executivo de Cultura de Sergipe e idealizador da Lei Mestres dos Mestres.
Eliomar Mazoco – Vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore.
Antonio Vagner Ribeiro Lima – Mestre em antropologia e Presidente da Comissão Piauiense de Folclore.
Maria Socorro Macêdo – Empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí).

MART/Convento de Nossa Senhora dos Anjos
O MART funciona no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, ao pé do Morro da Guia, no centro da cidade, onde está localizada a Capela de Nossa Senhora da Guia. A Capela desfruta de uma das mais belas paisagens de toda Cabo Frio: um dos mais importantes pontos turísticos do município, porém, pouco visitado em função das dificuldades de acesso.
O Convento
O prédio do Convento de Nossa Senhora dos Anjos (século XVII) é em quase sua totalidade administrado pelo Museu de Arte Religiosa Tradicional-MART/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Entretanto, a Capela de São Francisco da Penitência e o cemitério continuam em mãos da Ordem Franciscana Secular.
Siricuticos & Faniquitos
A Polícia Federal (PF), cumpriu mandatos de busca e apreensão nas câmaras municipais e nas casas dos investigados pela operação policial. Caso? Corrupção eleitoral! A presença do veículo preto da PF, estacionado em algum lugar, sempre atiça o faniquito de alguns e siricutico em outros, principalmente na Câmara de Vereadores. Aguardemos o resultado da movimentação. Por enquanto, calma!
Marasmo
O centro comercial de Cabo Frio continua no marasmo de sempre. Os comerciantes não se unem e muito menos se articulam para debater os problemas, que não são pequenos, na área. Apenas se queixam do poder público, mas não discutem suas questões internas e não apresentam propostas efetivas e criativas. Resultado: se transforma no “Muro das Lamentações”.