
Governo x Oposição
O governo continua usando a estratégia de usar as redes sociais da Internet para divulgação imediata e permanente de todas as suas ações, com acompanhamento através de pesquisas de opinião. O prefeito Serginho Azevedo (PL) é quem lidera o processo de divulgação da sua administração.
Governo x Oposição 2
A oposição, sem voz numa Câmara monolítica, reage através de portais/sites de notícias, fazendo críticas pesadas. O uso massivo das redes sociais cria bolhas (não falam entre si) não dá uma visão ampla do que acontece no município. Nem sempre as opiniões nas redes coincidem com a voz das ruas.
Espaço político
Nas redes tem se destacado o ex-vereador Dirlei Pereira, que faz denúncias e críticas diárias contra o governo de Serginho Azevedo (PL). O ex-vereador tenta recuperar o espaço político que teve no último governo de Alair Corrêa quando chegou a ocupar a secretaria de saúde, com grande desgaste junto a opinião pública.
Ação direta
Serginho Azevedo (PL) não tem respondido diretamente as críticas da oposição, que tenta se rearticular. O prefeito mantém o hábito de fazer rápidas aparições diárias dando conta das ações do seu governo, com a presença dos secretários da secretaria onde as ações estão sendo desenvolvidas.
2026
Algumas lideranças começam a debater a orientação de centrar esforços para ampliar o campo progressista no Legislativo, nas eleições de 2026. Hoje as diferentes casas legislativas são amplamente dominadas por partidos do chamado “bloco conservador”, em grande parte financiadas pelo agronegócio.
Região dos Lagos: resultado ruim na Educação
A Região dos Lagos foi classificada na pesquisa FIRJAN como de “crescimento moderado”, acima da média dos demais municípios do Estado do Rio. Apenas em um item, por sinal importantíssimo, a Região dos Lagos foi classificada abaixo da média: educação, no qual obteve 0,5949.
Conferência Regional LGBTI+ acontece em Búzios
Acontece nesse sábado, 17, em Búzios, a Conferência Regional LGBTI+, para debater e fortalecer políticas públicas para a população Lésbica, Gay, Bissexual, Transgênero e Intersexo+. Representantes da sociedade civil e do poder público de 10 municípios da região participarão do evento, que elegerá delegados para a etapa estadual, marcando a retomada das Conferências LGBTI+ Regionais, Estaduais e Nacional. A última edição regional ocorreu em 2015, em Cabo Frio.
A Conferência
A Conferência acontecerá das 8h às 19h na E. M. Professor Darcy Ribeiro, em Búzios. Participarão, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Macaé, São Pedro, Saquarema e Silva Jardim. Serão eleitos 52 delegados para a Estadual LGBTI+ entre 06 a 09 de agosto. Realização do gov. estadual através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e do programa Rio Sem LGBTfobia. Parceria da Prefeitura de Búzios e apoio do Grupo Arco-Íris e UERJ.

1º FESTIVAL MESTRES DO POVO – 2025
23ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – IBRAM
MAIO / 20 – TERÇA-FEIRA
ABERTURA
18h – Apresentação de convidados e leitura da programação. Fala do representante do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart)/IBRAM. Fala do diretor do evento Ricardo do Carmo. Palestra de Daliana Cascudo (Presidente do Instituto Câmara Cascudo). Tema: “Câmara Cascudo – O Grande Intérprete do Brasil”. Exibição do curta-metragem “10 Anos de Mestres do Povo”. Homenagem aos Mestres Populares e lançamento do Catálogo de Filmes “A Opção pelo Popular”. Abertura da Exposição “Ricardo do Carmo – 40 Anos de Folclore”. Exposição de fotografias, imagens, documentos, objetos, textos literários e artesanato. Coquetel de confraternização, no Jardim do Museu.
MAIO / 21 – QUARTA-FEIRA
MANHÃ / ARGUIÇÕES
10h – “A Criação de Leis e a Lei Mestres dos Mestres”, com Irineu Fontes (secretário- executivo de Cultura do Estado de Sergipe) e Flavio Serafini (deputado estadual).
11h – Debate com mestres da cultura popular.
NOITE / Exibição de filmes e arte popular.
3ª Temporada da Série Documental Mestres do Povo
18h – “O escultor Gilmário Santana”
“Renato Babão viu o monstro”
19h – Performance de dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego.
20h – Apresentação do grupo folclórico “Os Parafusos”, de Lagarto (Sergipe).
MAIO / 22 – QUINTA-FEIRA
MANHÃ / ARGUIÇÕES / ATRAÇÃO EXTRA
10h – “Os Mestres de Saberes Notórios”, com Eliomar Mazoco (vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore) e Vagner Ribeiro (presidente da Comissão Piauiense de Folclore).
11h – Exibição do documentário “Muito Antes de Nós”, sobre o legado de Niède Guidon no Piauí. Filme premiado na XIII Semana Fluminense do Patrimônio (2023). Direção Ricardo do Carmo, com fotografias de Lucas Müller e André Pessoa. Comentários de Maria Socorro Macêdo, empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí).
NOITE / FESTA DE ENCERRAMENTO
18h – Fala de encerramento, com o folclorista Ricardo do Carmo (diretor do evento).
18.30h – “Os barcos de Antonio Leite”
“Zenóbia do Sorriso Feliz”
19.30h – Espetáculo de Teatro de Bonecos do “Grupo Sorriso Feliz”, com Clarêncio Rodrigues.
20.30h – Confraternização com “canjas” e apresentações de vários artistas.
PALESTRANTES
Daliana Cascudo – Presidente do Instituto Câmara Cascudo e guardiã do acervo do avô Câmara Cascudo.
Irineu Fontes – Secretário-Executivo de Cultura de Sergipe e idealizador da lei Mestres dos Mestres.
Flavio Serafini – Deputado Estadual (ALERJ).
Eliomar Mazoco – Vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore.
Antonio Vagner Ribeiro Lima – Mestre em antropologia e Presidente da Comissão Piauiense de Folclore.
Maria Socorro Macêdo – Empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí).
LOCAL: MUSEU DE ARTE RELIGIOSA E TRADICIONAL – CONVENTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS – CABO FRIO.



