
O Estacionamento
A proposta de solução para o estacionamento no centro da cidade feita pela Prefeitura teve grande repercussão, na medida em que afeta o cotidiano dos trabalhadores. O próprio prefeito Serginho Azevedo (PL) veio a público explicar o sistema adotado e reconheceu que o governo não se comunicou bem com a sociedade. Agora é colocar em funcionamento, corrigir possíveis problemas e se não der certo buscar novas soluções.
A Comunicação
Serginho Azevedo (PL), desde o início, tem se colocado como o principal instrumento de comunicação do seu governo. Não é uma tarefa fácil, porque além de promover e defender o governo trás o desgaste, também em caráter pessoal. É uma ação que mais tarde poderá ser avaliada em sua repercussão política e eleitoral.
O Esvaziamento
São vários as razões do esvaziamento econômico/financeiro do centro da cidade, que não pode ser explicado apenas pelas dificuldades de estacionamento. A primeira delas pela falta de representatividade das lideranças locais, que não conseguem produzir projetos de recuperação da área comercial, sem investimentos e clamando única e exclusivamente por uma solução milagrosa do poder público.
Onde estão os projetos?
A solução para deter o esvaziamento e levantar a área passa por projetos e eventos conjuntos do poder público em parceria com a iniciativa privada. Vai exigir mudanças no urbanismo, no paisagismo e também na política de eventos, tornando a região do centro novamente atrativa para a população da cidade e visitantes.
Palácio das Águias e os Eventos
O Blog acredita que eventos de boa qualidade associados a rápida e simples recuperação paisagística possam ser o ponto de partida para a recuperação do centro da cidade. A programação do Palácio das Águias, centro de artes plásticas, pode se conectar com a área comercial e se tornar o indutor desse processo.
Atrações Históricas e Culturais
O centro tem o acesso aquaviário para o polo de moda praia na Gamboa, está praticamente ao lado da Fonte do Itajuru, o Charitas, a Matriz de Nossa Senhora da Assumpção, o Palácio das Águias, o Convento de Nossa senhora dos Anjos (Museu de Arte Religiosa e Tradicional) e a Capela de Nossa Senhora da Guia.
Conexões
Todas essas atrações, de imenso valor histórico, cultural e religioso tem que ser conectadas por corredores culturais através de horários de visitação e agências de turismo receptivo. Sem falar na beleza do Canal do Itajuru, que liga a Lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico. Com tudo isso, não vale entregar a uma linha de turismo tipicamente predatória.
Mais do Canhão
A pesquisadora e historiadora Rose Fernandes, que está publicando, com recursos próprios toda a obra de Teixeira e Sousa, gravou essa semana com o jornalismo da TV Record. Assunto: o badalado canhão que foi sequestrado do Forte São Matheus por estudantes de Nova Friburgo e que acaba de retornar a casa. A matéria vai ao ar nessa segunda-feira às 12 horas.


