
Patrimônio Histórico
Enfim desenrolou o mistério da volta do canhão surrupiado ao Forte São Matheus, em Cabo Frio. Desvendadas as vaidades, aqui e acolá, a secular peça de artilharia merece retornar ao seu lugar de guarda da entrada da barra de acesso a Laguna de Araruama através do Canal do Itajuru. Tomara que o seu retorno seja estímulo para o zelo permanente do patrimônio da cidade, parte de nossa história.
Zelo & Divulgação
O cuidado permanente na conservação dos patrimônios natural e histórico da cidade e sua correta e ampla divulgação contribuirá e muito para o turismo no município. É preciso dar ao turista a sensação de segurança, organização e limpeza ao visitar os pontos mais atraentes da cidade. O Forte São Matheus é um deles.
Zelo & Divulgação 2
O zelo, aliado a criação de eventos de boa qualidade, como os festivais de jazz e blues, em Rio das Ostras e Búzios, direcionado para determinada faixa de público, será capaz de aos poucos descontruir o turismo de massa ou mesmo ordená-lo, com grandes benefícios para a população da cidade como um todo.
Inspeção
O secretário de meio ambiente Jailton Dias Nogueira e Davi Barcelos, secretário de turismo, publicaram nas redes sociais da internet a visita de inspeção que realizaram na Ilha do Japonês. A impressão foi a pior possível: muito lixo e desleixo por parte de todos que frequentam o local e dos que ganham dinheiro por conta dessa linda área lagunar. A promessa é de organização de toda a área. Precisa!
Limpeza urbana
O prefeito Serginho Azevedo (PL) anunciou nova tecnologia para a coleta de lixo e limpeza da cidade, através da Comsercaf. Novo vídeo mostra os funcionários da autarquia sendo treinados com as novas técnicas e aparelhos. A cidade, em todos os seus bairros está precisando bastante de tecnologia, divulgação correta e também mais educação dos cidadãos-contribuintes.
Lodo & Estação de Tratamento
Serginho Azevedo (PL) também anunciou que obteve a licença para a retirada do lodo poluente, na área da Praia do Siqueira. A extração do lodo aliada a aceleração da construção da Estação de Tratamento Terciária será grande ganho não apenas para o bairro, para a Laguna de Araruama e a cidade.
Folclore Político

Linguajar janístico – Há duas pérolas entre as mais citadas, entoadas pelo então professor de português e depois presidente do Brasil, Jânio Quadros. Ao ser questionado por uma jovem jornalista “por que fez isso”, respondeu do alto da sua sabedoria: “Fi-lo porque qui-lo”. Noutra vez lhe perguntaram porque bebia tanto: “Se fosse liquido, bebê-lo-ia. Se fosse sólido, comê-lo-ia”. Os maldosos emendavam, “como não é possível comê-lo-á”, um cacófato que fazia referência ao nome da esposa de Jânio: Eloá Quadros.

Metódico – O ex-vice presidente da República, Marco Maciel era metódico em tudo. Inclusive no casamento. Domingo à noite era sagrado que, depois da missa, seguida de pizza com vinho, era hora de “namorar”. Até que num certo domingo à noite, Maciel recebe um telefonema do ex-ministro chefe, Golbery do Couto e Silva, informando que um avião o aguardava para uma viagem urgente a SP. Maciel vira-se para a esposa, informa que Golbery o havia chamado e sai-se com essa: “Teje namorada!”

Revista O Cruzeiro – O velho Assis Chateaubriand, dono dos diários Associados e da Revista O Cruzeiro, era um craque do ponto de vista editorial. Certa feita pediu a um dos seus fotógrafos que conseguisse uma foto do ex-presidente Juscelino Kubitscheck de “robe de chambre”, fazendo a barba. JK topou a brincadeira e virou capa da revista. Hoje, certamente nossas editorias fotográficas são todas muito menos audaciosas!
O Amigo da Onça – Péricles


