
Prefeito & Turismo
Foi tensa a reunião entre a representação de boa parte dos agentes econômicos ligados a atividade turística, o prefeito Serginho Azevedo (PL), o vice-prefeito Miguel Alencar (União Brasil), com a presença também de secretários de diversas pastas.. Ao final, o prefeito manteve o aumento das taxas, focou no reordenamento, mas prometeu estudar formas de compensar o setor.
Ajuste na cobrança
Posteriormente o prefeito Serginho Azevedo (PL) cedeu em parte: manteve o reajuste para os ônibus de turismo, mas permitiu que quem já tivesse pago a taxa antes da edição do decreto ficava mantido o preço antigo: apenas neste caso. Quem deu a notícia foi o vereador Josias da Swell, atual secretário de mobilidade urbana.
“Matou a bola no peito”
Na reunião com o setor de turismo (hotéis, pousadas, vans, ônibus etc) o prefeito “matou a bola no peito” e dirigiu o debate, inclusive fazendo o papel de secretário, inscrevendo as pessoas que queriam falar. O prefeito deixou claro que as pesquisas que recebe indicam que a população quer o reordenamento urbano. Até quando não se sabe.
Organização anterior
Quanto ao prefeito secretariar a reunião, é desnecessário. Não é possível que não exista dentro da estrutura do governo gente preparada para ao menos secretariar uma reunião dessa importância, organizando-a para não sobrecarregar a imagem do prefeito. Eventos dessa natureza exigem organização anterior dos agentes políticos do governo.
Transbordo ilegal
Vejo nas redes sociais que ônibus de turismo estão deixando passageiros no município de São Pedro da Aldeia, que ali embarcam em táxis, ônibus e vans para Cabo Frio. É uma das formas das empresas de ônibus, que fazem o chamado “turismo rodoviário” driblarem o aumento das taxas do DAM determinadas pela Prefeitura de Cabo Frio.
Defesa do Consumidor
Resta saber se empresas que largam seus passageiros no meio da via pública (estrada), longe do destino contratado, para não pagar as tarifas estabelecidas, servem aos cidadãos, ao município e ao próprio estado? É uma das questões que podem e devem ser arguidas pelos sistemas de defesa do consumidor, que se encontram na legislação a disposição de todos.
Diferencial
A política de reordenamento do prefeito Serginho Azevedo (PL) começa a sofrer oposição nos setores da sociedade, que se julgam prejudicados pelo novo formato, que o governo pretende dar a política de turismo. A oposição ficou evidente na reunião promovida pela Prefeitura com os agentes dessa área da economia tão importante para o município.
A Internet!
Essa oposição não se faz sentir na Câmara de Vereadores, onde governo tem até aqui o monopólio político, nem por ações formais dos partidos, mas sim nas redes sociais da Internet, que tem grande dinamismo. É um diferencial na forma de fazer política, que muita gente não está acostumada.
Eleições no PT
João Gomes, com décadas de militância, pode ser o candidato de unidade para as eleições do Diretório Municipal do PT, que objetiva reorganizar o partido, em Cabo Frio, depois de parte do partido ter apoiado o projeto de reeleição de Magdala Furtado (PV). Ricardo Cardoso e Zelder Reis lideram as chapas, que devem estar inscritas até o dia 12 de abril.

