Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Conselhinho

De um assíduo leitor aqui do Blog do Totonho, que vem observando com todo cuidado a política de Cabo Frio: “Um conselhinho pro Conselhão, como escreveu o poeta é de graça: inútil dormir que a dor não passa…” Melhor dar atenção aos conselhinhos que ir parar entre os guardados da reserva técnica no Museu de Cera Madame Tussauds, de 3ª categoria, em Miami.

Diploma Joelma Fidalgo

O Diploma Joelma Fidalgo foi entregue pela Câmara Municipal a 34 mulheres que teoricamente se destacaram na sociedade cabofriense, contribuindo para o progresso da cidade. Na prática, cada vereador deu dois diplomas a mulheres que de alguma maneira colaboraram ou mesmo cooperaram para o mandato do legislador. Bem, de qualquer forma a cidade agradece.

Bloqueio & Reflexões

O fechamento da Rua Samuel Bessa, principal via do bairro do Jacaré, leva a duas reflexões: a primeira é que o prefeito se fez presente e não houve nenhuma violência explícita. A segunda é que o governo está carecendo de melhor articulação político/administrativa, porque se a manifestação foi gerada por um vazamento de esgoto a céu aberto e se o vazamento é antigo, as representações da população deveriam ter buscado soluções para o problema antes dele explodir.

Mapeamento

O governo de Serginho Azevedo (PL) está apenas no começo e tem enfrentado no dia-a-dia problemas, que estão sendo resolvidos em caráter emergencial. Certamente, caberá as secretarias de planejamento ou obras e serviços públicos o mapeamento desses gargalos, expressos em problemas como de vazamento de esgotos, que afetam diretamente a comunidade.

Mapeamento 2

Esses tipos de problemas mapeados, com utilização de tecnologia e mão de obra de qualidade, fica bem mais fácil estabelecer um cronograma e solucionar os problemas dentro das possibilidades da administração. Evitaria manifestações e impediria que oportunistas, sempre de plantão, tivessem espaço para se criar e desgastar o governo.

Estação & Cabo Frio

A construção pela Prolagos da Estação Terciária de Tratamento de Esgotos será um ganho para a Laguna de Araruama e para a Região dos Lagos, especialmente para Cabo Frio, o município mais importante da região. Cabo Frio não é apenas a cidade mais populosa, mas também, independente das crises que enfrenta, a de maior poder econômico.

A retirada do lodo na Praia do Siqueira

O prefeito Serginho Azevedo (PL) declarou há algumas semanas que estavam sendo realizados estudos técnicos para a retirada do lodo fedorento, na Praia do Siqueira. Como a estação de tratamento terciária vai demorar a ficar pronta, a retirada do lodo seria importante sinalização para a população, que existe vontade política de combater a degradação da Laguna.

A retirada do lodo na Praia do Siqueira 2

É óbvio que a retirada do lodo, por si só, não resolve o imenso problema da poluição da laguna, mas seguramente dá tempo para a população local, especialmente a pesca artesanal, de respirar, até que a estação terciária fique pronta e comece a funcionar, colocando na laguna, como prometido, água de reuso.

A Herança!

A herança deixada pelo “Sultões dos Royalties” não é pequena. A cidade deve mais de 1 bilhão de reais e grande parte de seus recursos são utilizados para amortecer dívidas: “a cidade é rica, mas a dívida também é enorme”. Portanto, o desenvolvimento sustentável tem grande apelo e pode criar raízes numa cidade, que tem os patrimônios culturais, históricos e naturais, que poucos lugares possuem.

Os moto boys

Cabo Frio, cidade antiga, com a maioria das vias públicas estreitas, não tem condições para investir em pistas especiais para motos dos trabalhadores, isto é, os moto boys, que fazem a maior desordem no trânsito da cidade. A solução deve ser o maior aperto na fiscalização e repressão: do jeito que está é que não pode ficar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é TS-1024x1024.jpeg
Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *