Categorias
Pequenas Doses

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento Sustentável 1

A política governamental tem se voltado para o que a nomenclatura tem chamado de desenvolvimento sustentável: doação de terreno para a construção da estação de tratamento terciário; estudos técnicos para a retirada da lama fedorenta da Praia do Siqueira; desobstrução do Canal do Itajuru; reinauguração do Dormitório das Garças, são todas sinalizações importantes para o governo, que está dando os seus primeiros passos.

Desenvolvimento Sustentável 2

Nada porém é mais importante que disciplinar a ocupação e utilização do uso do solo em todo o município de Cabo Frio, tornando-se exemplo para a Região dos Lagos, na medida em que é a cidade mais populosa e importante economicamente. Cabo Frio é o polo e tem efeito aglutinador em toda a região.

Desenvolvimento Sustentável 3

O governo acenou positivamente com a Lei que exige a instalação de estações de tratamento em novos projetos de condomínios, mas é preciso consolidar essa posição política com a reafirmação que Cabo Frio não quer ser nada semelhante a Camboriú, em Santa Catarina. A Câmara poderia colaborar com projeto obrigando condomínios existentes a também instalarem as próprias estações de tratamento.

Ocupação de espaço

Ocupar com agilidade os espaços políticos que podem virar discurso oposicionista, mesmo sem presença na Câmara, tem sido a estratégia predominante no governo liderado por Serginho Azevedo (PL). Assim foi no episódio do “Conselhão”, esvaziando politicamente a iniciativa do ex-prefeito Alair Corrêa, que insiste em retornar ao cenário como protagonista.

E o Jeton?

Imagine caro leitor um “Grande Conselho” formado por Alair Corrêa, Marquinho Mendes, Adriano Moreno e Magdala Furtado, dando opiniões e conselhos sobre o governo. Nunca se entenderam. Brigaram o tempo todo, como iriam contribuir para o sucesso do governo? Pergunta inocente: iria ter um jetonzinho para o chá das cinco?

E como é grande!

É claro que tudo deve ter boa dose de espanto, mas também de ironia. Algumas notícias ou mesmo propostas são de tal monta, que só o humor rascante pode as tornar aceitáveis de ouvir, quanto mais responder. Essa turma reunida para dar pitaco em qualquer governo pode se transformar em piada. Afinal o “know how” dos membros do “Conselhão” é grande. E como é grande !

Personagens do Museu de Cera de Madame Tussauds

Inaugurado no século 19 (1884) o Museu de Madame Tussauds de Londres expõe as figuras de personagens famosos feitas em cera. Sua qualidade e a inovação o converteram no museu de cera mais famoso do mundo. Depois da piada em que se constituiu o “Conselhão” alguns personagens da política cabofriense bem que poderiam fazer parte do acervo do Museu.

Cuidado com a soberba

O prefeito Serginho Azevedo (PL) não é um novato na política como alguns morubixabas imaginaram ou continuam a pensar. Afinal, ninguém se elege deputado com mais de 120 mil votos e prefeito com 70% dos votos válidos, sendo um ingênuo. Não reconhecer esses fatos, aí sim, é falta de maturidade política ou mesmo de soberba, que ignora a realidade.

O Balaio

O interessante em todo esse balaio, que continua rendendo nos bastidores, é a ausência do nome do ex-presidente da Câmara e ex-prefeito interino, Aquiles Barreto (PSD). Aquiles não foi convidado e se fosse dificilmente participaria de um conselho, que fatalmente se chocaria com a autoridade do vice-prefeito e secretário das cidades, Miguel Alencar (União Brasil).

Moto Boys e o trânsito

Ao contrário do que o governo municipal defendeu as presepadas no trânsito não são privilégio de motoqueiros baderneiros, mas também dos moto boys, que são trabalhadores, mas na ânsia de se deslocarem muito rapidamente, fazem toda sorte de arbitrariedades no trânsito: costuram, ultrapassam pela direita, se deslocam pelas calçadas, furam sinal vermelho e não dão a menor bola para as faixas para pedestres.

Moto Boys e o trânsito 2

É preciso que a Polícia Militar e a Guarda Militar reprimam a desordem. Não é possível que em nome do crescimento do faturamento através do delivery se feche os olhos para a bagunça instalada no trânsito, o aumento geométrico de acidentes, a ocupação de leitos em hospitais e mortes. Não adianta conversar com os moto boys e esquecer os empresários que fazem exigências de entregas super rápidas aos trabalhadores.

Conversa fiada

Em São Pedro da Aldeia, a Câmara, presidida pelo vereador Jean Pierre (PP), vai realizar audiência pública e debater as implicações da poluição, na Laguna de Araruama. Será que a Câmara ainda não percebeu que a hora do debate passou? A sociedade civil está cansada de discussões estéreis para dar a impressão que o Legislativo está preocupado. A hora é de ação e o resto é conversa fiada.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *