
A degradação 1
O agravamento da degradação de certas áreas da Laguna de Araruama não combina com a política de proliferação das “bandeiras azuis”, que alguns municípios do entorno da laguna vem desenvolvendo. É para atrair o turista? É um instrumento de receber recursos como compensação ambiental? Valorizar os terrenos da orla? São questionamentos ainda sem respostas.
A degradação 2
Não é “Kid Morengueira (Moreira da Silva), mas é rápido no gatilho”, esse tem sido o comportamento político do prefeito Serginho Azevedo (PL), que procura se antecipar ao agravamento dos problemas, impedindo que se tornem danosos a imagem do governo. Assim foi na questão do tratamento de esgoto, cedendo a Prolagos o terreno de 5 mil m2 para a construção da estação terciária.
Capital político
Difícil de resolver é a ocupação imobiliária ao longo da orla da laguna, que, para preservar a qualidade da água e garantir o espaço público tem que ser ordenada. É preciso muita negociação com as partes interessadas e capital político, que permita garantir a ocupação privada, garantindo o espaço público.
O exemplo aqui ao lado não é bom.
Cabo Frio não pode e nem deve seguir o exemplo de Búzios onde o acesso a determinadas praias só pode ser feita através de estreitas servidões. A Praia do Forte, que os mais antigos chamam de Praia da Barra, é uma grande praia urbana, de areias finas e brancas, que quiosqueiros e barraqueiros tentam de todas as formas privatizar. É uma luta constante para preservar pública uma das mais belas praias do litoral.
Ações na saúde do município
Ao lado de Francisco Barbosa, diretor do Hospital Universitário Hésio Cordeiro, da UERJ/Cabo Frio, o prefeito Serginho Azevedo (PL) anunciou uma série de ações na área da saúde no município, com financiamento do governo do estado: centro diagnóstico do câncer, construção de 10 salas de cirurgia e um centro pediátrico.
A realização de eventos
A elaboração de uma estratégia de renovação da imagem do Boulevard Canal passa pela realização de eventos de boa qualidade, atraindo o perfil de público, que interessa aos comerciantes da área. Portanto, os empresários devem participar da criação de eventos, que sejam bons para a imagem da cidade e do Boulevard como um todo.
Grito de Carnaval
Foi um sucesso o “grito de carnaval” do Sunset Boulevard organizado pelo jornalista e promoter Moacir Cabral, proprietário do “maior botequim do mundo”. A eterna rainha do carnaval cabofriense, Nilma de Oliveira, compareceu, se juntou aos músicos, foliões e animou a festa com sua alegria.



Fotos
Nas fotos, Nilma de Oliveira com Nazaré de Castro, Moacir Cabral trocando ideias com João Félix e a animação da mesa com Hairon Freitas, Luciana Rugani, Cláudio Leitão, Vanusa Lima, Valéria Nogueira, Luiz Antônio Nogueira e João Félix.
