
Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Fracasso do Cabofolia?
Com um estilo musical, o ‘axé’, que há muito não faz sucesso nacional e artistas e público cansados pela enésima repetição do repertório e concorrendo com outros festivais de música com muito mais prestígio, o Cabofolia não foi exatamente um sucesso, digamos assim. Para Cabo Frio, que pretende construir uma outra imagem para o seu turismo, o Cabofolia não fará a menor falta.
Festival de Jazz
Basta olhar para o lado e ver Rio das Ostras com um dos maiores festivais de Jazz do Brasil, de nível internacional, atraindo músicos qualificados no mundo todo. O festival lota hotéis e pousadas com turistas de várias partes do país e do mundo, que chegam ao município para ver e ouvir artistas, produzindo som de alta sofisticação.
Teatro Municipal
A notícia que o Teatro Municipal será reaberto, via FAETEC, chegou como o vento nordeste, abrindo caminho por Cabo Frio e iluminando o espaço da cultura, no município e Região dos Lagos. A reabertura precisa ser detalhada para o grande público e para os artistas ansiosos pelo retorno desse importante equipamento cultural, bastante maltratado.
Cabo Frio não precisa de rambos
A Guarda Municipal de Cabo Frio não foi criada para perseguir meliantes e se tornar uma espécie de guarda pretoriana, auxiliar ou complementar a Polícia Militar. A Guarda Civil Municipal, como o seu próprio nome diz, nasceu com o objetivo de guardar o patrimônio público municipal: não é militar e não está preparada para isso: o caráter militar seria uma distorção de sua função original.
Entulhos & Caçambas
A Prefeitura, com razão, se queixa da quantidade de entulhos e restos de obras espalhados pela cidade: a limpeza urbana recolhe e mal vira as costas tem entulhos no mesmo lugar. É óbvio que falta urbanidade, que é agravada pelo alto preço das caçambas, que recolhem os entulhos, cujas firmas exigem pagamento mínimo de uma semana, tornando a retirada dos entulhos bem caras. Quem sabe uma boa conversa com as empresas não resolve o problema?
Ação direta
O prefeito Serginho Azevedo (PL) tem adotado a estratégia de fiscalizar as e conferir as ações do governo, ao mesmo em que entra em contato direto com a população e também os visitantes. E tem dado certo, ganhando simpatia e repercutindo bem nas redes sociais. Entretanto, é importante que as ações sejam permanentes e ao mesmo adaptadas as realidades de cada etapa e área da cidade.
O Centro Comercial
O centro comercial da cidade é a cara do abandono. Não é uma situação vivida apenas por Cabo Frio e pode ser observada em todo o planeta, em grande parte gerado pela pandemia e também pelo comércio de grandes empresas pela Internet. O comércio local tem que se readaptar e buscar novos caminhos e vai precisar da ajuda do poder público.
Vazamento de esgoto
Os vazamentos de esgoto existem por toda Cabo Frio e são problemas que existem há muitos anos, passando por diferentes governos, das mais diferentes orientações políticas e ideológicas. Só podem ser resolvidos com grandes investimentos e a ação integrada entre o poder público municipal e a concessionária Prolagos.
Vazamento & Fedor
Fora essa ação mais abrangente, a prefeitura vai continuar “enxugando gelo”, consertando aqui, remendando ali, desobstruindo acolá, até que mais um outro vazamento apareça mais adiante. A rede é muito antiga, recebe águas pluviais e esgoto, porque a cidade não tem rede separativa, tornando os bueiros, em todos os cantos da cidade, absolutamente fedorentos.