Categorias
Artigo

COLEÇÃO TEIXEIRA E SOUSA

A publicação dessa coleção vem atender às exigências do público leitor que há muito exigia uma nova edição das obras do escritor. São onze obras publicadas no séc. XIX, e somente dois romances foram reeditados no séc. XX, sendo eles “O Filho do Pescador” e “Tardes de um Pintor”.

A obra do escritor nos revela um homem culto, um leitor de vários autores clássicos, conforme cita em suas obras, um pesquisador de fatos documentados da História de nosso país, um conhecedor dos nossos costumes e da fauna e flora da Região dos Lagos, já demonstrando sua preocupação com a preservação ambiental.

Ele aborda situações sócio-político-culturais, dentro do contexto de sua época, mas por ser um homem de larga visão, suas colocações são bem contemporâneas. Através de sua obra, poderemos constatar que ainda hoje, apesar da modernidade, muito do pensamento, da linguagem e das atitudes de seus personagens, permanecem em nós. Sua obra é um verdadeiro resgate de memória da cultura nacional.

Outros nove títulos dessa coleção são reedições inéditas, cujos originais estão espalhados em diversos arquivos e bibliotecas, com isso foram dez anos de pesquisa, muito tempo e trabalho.

Nesse momento, já estava encantada com essa obra, ao perceber a excelência da sua pesquisa e o interesse em divulgar os modos e costumes da nossa região, a qual ele fazia questão de declarar que amava e que era nascido em Cabo Frio. Com isso, me identifiquei com seu trabalho.

Com o resultado do material pesquisado foi possível publicar pela Foco Letras, em 2018, uma obra inédita, sobre o autor, o ensaio biográfico, ”Um Novo Olhar sobre Teixeira e Sousa” trazendo ao conhecimento público um pouco da sua vida particular e sua trajetória no mundo literário na Corte Imperial, informações relevantes que mudam completamente uma biografia romantizada do autor, escrita em meados do século XIX, bem ao estilo da época, nos aproximando mais da realidade de sua trajetória de vida.

A Foco Letras tem como proposta, estimular a leitura, a fim de se criar um novo público leitor, como também, despertar o interesse de novos escritores, facilitando o acesso para a publicação de suas obras.

Dentro dessa proposta ficou acertada uma parceria e decidimos a publicação da “Coleção Teixeira e Sousa” com o primeiro volume “O Filho do Pescador”.

Neste mês de dezembro de 2024, já publicamos o oitavo volume, a peça teatral “O Cavaleiro Teotônico, ou a Freira de Marienburg”.

Coleção Teixeira e Sousa
Rose Fernandes professora e pesquisadora
.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *