Luiz Antônio Nogueira da Guia
Aulas suspensas
As aulas continuam suspensas em oito escolas no Jardim Esperança em função da crise do sistema público de segurança. Cabo Frio está caminhando a passos largos para se tornar um município semelhante as áreas mais inseguras onde a violência campeia no Rio de Janeiro. Abaixo, a nota oficial da Prefeitura de Cabo Frio:
Comunicado Oficial – Educação: Aulas seguem suspensas em oito unidades no Jardim Esperança |
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, nesta segunda-feira (11), nos turnos da manhã e tarde, as aulas seguem suspensas em oito escolas da região do grande Jardim Esperança. São elas: E.M Professora Claudia Muzio Freitas de Oliveira, EMEI João Trajano Bandeira Caixeiro, EMEI Vovó Olívia, E.M. Profa. Patrícia Azevedo de Almeida, E.M. Profa. Marília Plaisant, EM Profa. Alfredina de Oliveira Francesconi (Parque Eldorado 2), Creche Escola Municipal Maria Dutra da Silveira e E.M. Professor José Francisco da Silveira Junior. A decisão pela suspensão foi tomada em comum acordo entre a direção da Secretaria de Educação e os diretores das escolas próximas à área de conflitos, que apresentam instabilidade na segurança. No final do dia, será novamente avaliada a situação e caso continue a instabilidade no local, a suspensão das aulas será mantida. A Secretaria de Educação informa ainda que as atividades retornam normalmente, nesta segunda, nas seguintes unidades: E.M. Maria Daria Saldanha, E.M Talita Hernandes Perelló, Creche Escola Municipal Professora Wanda Maria Nogueira Gonçalves, Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, EM. Profa. Elza Maria Santa Rosa Bernardo. |
O Secretariado 1
As redes sociais da Internet garantem que no governo de Serginho Azevedo (PL) deve permanecer um dos autores da controvertida Lei de Uso do Solo, o atual secretário de planejamento, Matheus Aragutti. O projeto, debatido pela Câmara, é criticado por muita gente como instrumento de verticalização da cidade.
O Secretariado 2
Outro nome que tem sido bastante citado é o do professor Alessandro Teixeira Knauft, secretário de educação por nove meses durante o governo de Marquinho Mendes. Alessandro é professor concursado da rede pública municipal e pode ser o secretário ou o secretário adjunto, acompanhando o titular, o vereador Alfredo Gonçalves.
Maioria sólida 1
O que se percebe é que as articulações feitas pelo prefeito eleito buscam a constituição de uma sólida maioria na Câmara. Serginho Azevedo (PL) trás a experiência de líder do governo Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ). O cargo serviu para ampliar seus contatos na esfera estadual e lhe trouxe experiência essencial para montar o secretariado e ao mesmo tempo ter maioria tranquila no Legislativo.
Maioria sólida 2
A maioria sólida na Câmara Municipal, que o prefeito eleito tem buscado vai lhe servir para “segurar a barra”, no processo de organização e reorganização, que promete ser impactante na cidade. Uma maioria frágil no Legislativo, certamente impediria o prefeito de tomar medidas mais duras, mas necessárias para Cabo Frio se tornar novamente um lugar agradável de se viver.
“Sumiço”
Diferentes sites e portais da Internet dão conta do “sumiço” da prefeita Magdala Furtado (PV) antes tão presente, durante o processo eleitoral, em companhia do vereador Leo Mendes (MDB). A dupla fazia discursos emotivos, agressivos e compartilhava dancinhas coreografadas, na tentativa de cativar o eleitorado: não deu certo!
Degradação
A bagunça na orla da Praia do Forte inclui os quiosques, os numerosos boxes na Praça da Cidadania, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb fechado, os ambulantes no entorno da praça e redondezas, além da infinidade de flanelinhas coagindo os motoristas. Parece pouco? É a degradação da área mais valorizada da cidade.
Praia do Siqueira
De todas as áreas da cidade aquela que mais desperta a atenção e cobiça dos empreendedores imobiliários é a orla da Praia do Siqueira considerada o mais belo por do sol do município. Caso a Prefeitura consiga, via Prolagos, a construção da estação de tratamento terciária, a reurbanização da orla sai a toque de caixa, tornando o bairro valorizadíssimo.
Desastre X Habilidade
O desastre financeiro do governo de Magdala Furtado (PV) pode comprometer a administração de Serginho Azevedo (PL). O novo prefeito terá que lançar mão de toda sua habilidade política e suas relações com o governo do estado e entre outras coisas recuperar todos os acordos que José Bonifácio (PDT) havia feito, com respaldo da Justiça.