Conversa Afiada
Luiz Antônio (Totonho) em conversa afiada com o Cineasta e Artista Plástico, o mineiro de Ponte Nova, e coração cabofriense, José Sette de Barros. Foram clicados na Rua Major Bellegard, no centro da cidade, debatendo o filme mais recente do cineasta. Hoje Sette sentou praça em Andrelândia, antiga cidade de Rio Turvo, em Minas Gerais.
Estação Ferroviária do Jacaré
As informações sobre a Estação Ferroviária do Jacaré são desencontradas. Alguns moradores do local dizem que as obras do supermercado foram iniciadas e que da estação restaria apenas a fachada. Outras fontes, vinculadas ao governo municipal garantem que o local está protegido por decreto legislativo e por outras ações jurídicas.
Patrimônio
A verdade é que a questão do patrimônio (natural e histórico) de Cabo Frio, como em outras cidades históricas brasileiras tem se transformado em um imbróglio difícil de ser desenrolado devido ao grande abandono por parte das autoridades e da falta de reconhecimento da sociedade. É preciso reorganizar esse setor.
Reintegrado ao governo
O ex-vereador Manoel Justino foi reintegrado ao cargo de Assessor Especial III, no governo da prefeita Magdala Furtado (PV). Manoel Justino foi candidato a Câmara Municipal pelo PDT, mas não conseguiu se eleger e voltar a sentar nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
“Portarias”
O obeso Diário Oficial do governo de Magdala Furtado (PV) é o item mais procurado, principalmente entre aqueles que ainda tem em mãos as famosas “portarias” ou “cargos comissionados”. Todos querem saber se os seus nomes estão no item “exonerados”, afinal, numa cidade onde é o emprego público é a salvação para muitos, a preocupação é grande.
Futuro
A Câmara Municipal tem que voltar a ser o palco dos debates mais importantes do município. É certo que parte dos vereadores atende a interesses específicos dos seus bairros e de categorias profissionais, mas é fundamental que discutam os interesses mais amplos da sociedade organizada, na medida em que esses alteram o destino do município.
A próxima legislatura
O Blog insiste que o debate, com representação popular na sociedade, é essencial, mas é preciso pensar na oportunidade. A atual Câmara pode e deve discutir a nova Lei do Uso do Solo, mas o aprofundamento e a decisão final cabe a próxima legislatura, que vai estar em início de mandato, com toda a legitimidade, que o mandato popular de quatro anos vai dar aos novos vereadores.
Pública ou Privada?
A Rua José Bento Ribeiro, no centro de Cabo Frio, não parece uma via pública. Lá o ‘Grand Marché’, o antigo ‘Econômico’ faz o que quer, chegando várias vezes a interromper o trânsito, fazendo carga e descarga a qualquer hora do dia. Por lá não aparece a Polícia Militar e muito menos a Guarda Municipal para botar ordem na casa, que se assemelha ao velho dito popular “Casa de Noca”.
Quer bagunça maior?
Essa confusão e interpenetração entre o que é público e privado se vê em praticamente todo o município. Não é por acaso que o prefeito eleito tem falado em organização e reorganização, que não deve atingir apenas as camadas populares, mas, principalmente aqueles que se assenhoram de bens públicos, que se comportam como se fosse propriedade privada. Exemplo: Praça da Cidadania.
Sem futuro?
Notícia do dia: o Ministério Público Eleitoral pede a cassação do mandato do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro (PL) e do Presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil). Embora a Justiça, em sua fase contemporânea, digamos assim, tenha cassado inúmeros governadores não se acredita que Cláudio Castro ainda seja alcançado pela cassação, embora o seu futuro político seja um imenso vazio.