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ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS EDUCACIONAIS

Alessandro Teixeira Knauft (*)

Os resultados do IDEB da rede pública municipal de Cabo Frio, situados entre os mais baixos do Estado do Rio de Janeiro, somados à concentração orçamentária em despesas de custeio, revelam um cenário que exige uma abordagem estratégica e focada para promover avanços educacionais. Nesse contexto, é fundamental identificar e implementar ações urgentes, importantes e prioritárias que possam impactar positivamente os indicadores educacionais, mesmo diante de eventuais limitações orçamentárias.

Tenho reiterado aqui no Blog do Totonho que a recomposição de aprendizagem deve ser tratada como uma urgência imediata. Entendo que a gestão pública precisa direcionar esforços para criar e ampliar programas voltados ao fortalecimento das competências básicas em Língua Portuguesa e Matemática, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. O foco deve estar em atividades de reforço escolar, mediadas por avaliações diagnósticas e formativas que identifiquem lacunas de aprendizado.

Mesmo com os recursos financeiros destinados à Educação sendo aplicados majoritariamente em custeio e ante à limitação histórica orçamentária, investir na formação contínua de professores é fundamental para garantir práticas de aprendizagem eficazes. Devolver à rede pública de ensino de Cabo Frio o protagonismo educacional entre os demais municípios do Estado é um desafio enorme e um caminho seguro para potencializar resultados é o investimento estruturado e constante na formação ou capacitação de todos os servidores. Nesse sentido, a implantação de um Centro de Formação Continuada tende a sedimentar significativas conquistas.

Uma vez delineadas as estratégias para impulsionar resultados educacionais, contemplando alunos e servidores, a administração pública deve priorizar o uso de dados para apoiar a tomada de decisões assertivas. A análise detalhada dos indicadores permite que os gestores (incluídos os diretores das unidades escolares) tracem as metas e o plano de ação para a toda rede.

Apesar das circunstâncias que impactam negativamente a rede municipal de ensino, a administração pública, se estiver focada no planeamento estratégico, pode ser organizada através da implementação de atividades que conduzam a avanços expressivos e perenes na Educação. O sucesso dessas práticas depende, obviamente, de uma boa gestão, do diálogo com a comunidade escolar e do bom uso dos recursos públicos.

(*) Alessandro Teixeira Knauft é Professor.

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