Alessandro Teixeira Knauft (*)
O uso de tecnologia na educação traz diversas possibilidades, mas a aplicação indiscriminada de dispositivos, como smartphones, no ambiente escolar tem gerado reflexões em diferentes países. No contexto da rede pública municipal de ensino, é essencial considerar os aspectos tecnológicos de forma ampla e com objetivos claros, sobretudo no que diz respeito à comunicação efetiva entre escola e família e à estruturação da gestão pública.
Em termos de comunicação, a tecnologia tem um papel estratégico ao facilitar o acompanhamento escolar por parte das famílias. Por meio de plataformas digitais específicas, responsáveis podem monitorar o desempenho, a frequência e o desenvolvimento dos alunos, permitindo uma visão mais detalhada e contínua da vivência escolar. Esse contato direto e estruturado com a escola favorece a criação de uma rede de apoio mais forte ao aluno, promovendo um alinhamento entre as expectativas familiares e escolares que contribui para o desenvolvimento educacional.
Na gestão pública, a tecnologia assume importância como ferramenta de organização e análise de dados educacionais, permitindo o acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho e evasão escolar, além de auxiliar na identificação de demandas emergentes da rede. Ao basear as decisões em dados atualizados e precisos, a administração pública fortalece a capacidade de implementar ações educacionais mais eficientes e contextualizadas.
Compreender a importância dos recursos tecnológicos para a tomada de decisões e fomentar o uso responsável e estruturado da tecnologia é legar ao setor educacional avanços substanciais não apenas no sentido de modernizar o ensino, mas também de implementar uma gestão pública mais eficiente e transparente, que responde com agilidade às necessidades da comunidade escolar.
(*) Alessandro Teixeira Knauft é Professor.