José Facury (*)
Os políticos da direita não precisam fazer a cabeça do povo brasileiro para votar neles. Nós já temos a cultura incutida da direita no nosso proceder por séculos e séculos de subserviência: aos colonizadores territoriais e econômicos que chegaram; aos coronéis das fazendas herdeiros das capitanias; aos imperadores que se impuseram; aos militares golpistas da república em diversas ditaduras que fomos obrigados a digerir a ferro e fogo. Todos estes movimentos de cima pra baixo, mancomunados com igrejas, foram e são as salvaguardas desse conservadorismo retrógrado que nos identifica.
O pouco que temos de ganho progressista foi realizado após muita luta , resistência e até negociatas espúrias. Sem nenhuma dúvida que, Lula e as forças que continuam com ele até hoje, tiveram e têm um papel importantíssimo nesse pouco.
O que precisamos é achar com urgência seu herdeiro político, porque o povo brasileiro e seu sistema eleitoral também são personalistas. As corporações partidárias estão em pleno descrédito, pois a direita conservadora fez e faz tudo para isso acontecer. É hora de nos reavaliarmos com mais denodo e consistência para sairmos desse banzo político que ora nos abate…
José Facury
Conselheiro Nacional de Cultura