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EDUCAÇÃO – É possível avançar em regime de colaboração

Alessamdro Teixeira Knauff (*)

Entendo que, para que haja avanços significativos na rede pública municipal de ensino de Cabo Frio, a gestão precisará atuar em regime de colaboração intersetorial, articulando ações com as secretarias municipais de Saúde, Cultura, Esporte, Assistência Social, Meio Ambiente, Criança e Adolescente, além de Ciência e Tecnologia (essa não é secretaria). Essa articulação é essencial para garantir uma abordagem integrada que promova o desenvolvimento pleno dos alunos e o enfrentamento dos desafios educacionais, que são múltiplos.

A parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental, especialmente para garantir o acesso a programas de governo já existentes e com recursos públicos assegurados. Esses programas, que dependem diretamente da integração entre Saúde e Educação, incluem atendimento psicológico, apoio terapêutico às famílias de crianças e/ou adolescentes com deficiência, campanhas de vacinação e cuidados com a alimentação escolar, sendo fundamentais para o bem-estar dos estudantes e para criar um ambiente propício ao aprendizado.

No caso da Cultura, Esporte e Meio Ambiente, a articulação deve promover ações sobretudo no contraturno escolar, ampliando as oportunidades de desenvolvimento integral dos alunos. Atividades extracurriculares de natureza cultural e esportiva, assim como projetos de educação ambiental, podem ser viabilizados por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Essas parcerias permitiriam a criação de programas que vão além da sala de aula, favorecendo o engajamento dos discentes em atividades que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e a conscientização socioambiental.

A Assistência Social, tem um papel estratégico no apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a inclusão e para a redução da evasão escolar. A articulação com essa secretaria é indispensável para o acesso a políticas públicas voltadas para a proteção social dos alunos e suas famílias.

A Ciência e Tecnologia – atualmente vinculada ao gabinete da prefeita -, por sua vez, tem um papel central na inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, promovendo a inovação pedagógica e preparando os estudantes para os desafios do século XXI. A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino pode ser potencializada com apoio intersetorial, ampliando o alcance de programas de educação digital. Não se deve preterir a importância desse setor relegando a ele o papel de ‘dinamizador de estágios’. Ciência e Tecnologia é muito mais que isso.

Por fim, a articulação com a Secretaria da Criança e Adolescente fortalece as políticas de proteção e direitos, garantindo que o ambiente escolar esteja alinhado com as estratégias de proteção integral do público infantojuvenil.

A implementação bem estruturada dessas parcerias intersetoriais permitirá uma educação integral e articulada com os diversos setores que impactam diretamente o desenvolvimento educacional. Para que essas ações tenham êxito, é necessário um plano de ação coordenado e uma gestão eficiente entre as secretarias envolvidas, assegurando que as metas estabelecidas sejam alcançadas com sucesso.

Vale ressaltar que os apontamentos aqui feitos têm caráter meramente exemplificativo até porque, como sabemos, essa pauta é ampla e o trato com as ações intersetoriais requer a efetiva participação daqueles que, num futuro bem próximo, terão a responsabilidade de reposicionar Cabo Frio no cenário de bons resultados administrativos.

Cabe à gestão pública, em diálogo com as diversas vozes e pensamentos que compõem a rede pública municipal de ensino, encontrar o modelo de articulação que melhor atenda à coletividade e às necessidades educacionais do município.

(*) Alessandro Teixeira Knauff é Professor.

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