Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

A “Friaca”

Cabo Frio não resiste a chuva fina e temperaturas baixas e os políticos não fogem a essa realidade da terra. Conforme a temperatura foi baixando, o vento crescendo, a “friaca” se instalando, os políticos trataram de adiar encontros, eventos, comícios e outras presepadas típicas do período eleitoral. Nada mais nada menos que o medo da baixa audiência, afinal quem vai sair de casa, enfrentando o vento frio para ouvir discursos tão manjados?

O maior boteco do mundo

Resistir a essa chuva fria só o “maior boteco/bar do mundo”, de propriedade do engenheiro Moacir Cabral, ali pela Rua Getúlio Vargas. A frequência, de alto gabarito, não teme temperaturas glaciais e nem mesmo a proximidade da delegacia: o pessoal só corre quando, por acaso, pinta na área algum gerente de banco, responsável por contas com mais buracos que a superfície lunar.

Paulo César & Luis Geraldo

Dois mandatos de deputado federal e uma candidatura bem encaminhada para voltar a sentar nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, na Câmara Municipal de Cabo Frio. Mesmo assim, o médico Paulo César Guia abandonou a candidatura e declarou apoio a reeleição do decano do legislativo, vereador Luis Geraldo (Republicanos). Reforço considerável para quem já tem cinco mandatos.

Progressista?

Existe na campanha a reeleição da prefeita uma grande preocupação, a de transformar a candidatura em representante das conquistas sociais e democráticas da sociedade cabofriense. É uma questão bastante complexa pelo perfil populista e conservador do governo e das diretrizes que foram encaminhadas no sentido de desmanchar as conquistas da administração de José Bonifácio (PDT).

Ocupação do campo progressista

O possível crescimento das candidaturas de Rafael Peçanha e Vinícius Seguraço não interessa ao grupo político da prefeita, porque ocupa o campo progressista, que, apesar dos pesares, ela continua tentando ocupar. Cada vez fica mais evidente o trabalho executado pelo grupo da prefeitura para impedir a expansão da esquerda, mas falta o mínimo de identidade ideológica com qualquer prática socialista ou mesmo socialdemocrata.

Esquerda: Rafael & Vinícius

A esquerda dos “progressistas de Magdala/Marquinho” estão Rafael Peçanha pela Federação PSOL/REDE e Vinícius Seguraço, da Unidade Popular (UP), que não querem papo com o esquema político da prefeita, nitidamente populista e conservador. A comunicação social da campanha pró-reeleição bem que tenta, mas não consegue deslanchar a candidatura oficial.

Falta união?

Muitos setores do chamado “campo progressista” lamentam a falta de um trabalho político, que permitisse uma união, mesmo que parcial e oficiosa entre PSOL, Rede Sustentabilidade e a Unidade Popular (UP). Na verdade, não existe interlocução permanente entre diferentes segmentos progressistas e da esquerda. Em pleno processo eleitoral a união fica mais complicada.

Eleição difícil

Segundo essas fontes esse é o momento de trabalhar em conjunto, objetivando acima de tudo a formação de uma bancada parlamentar de esquerda, no legislativo cabofriense. Com a atual formatação do processo eleitoral, com candidaturas muito consolidadas a eleição de um parlamentar de esquerda não é fácil, embora não impossível.

Sophia Editora lança “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio” no Palácio das Águias, nesta sexta-feira (30/08)

Oficina presencial acontece exatamente no dia do bicentenário do primeiro indígena universitário do Brasil; obra é publicada em ebook, audioobook e livro em braille

Exatamente no dia em que se comemora o bicentenário do primeiro indígena universitário do Brasil, nesta sexta-feira (30/08), a Sophia Editora lançará o livro “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)” nos formatos ebook, audiobok e livro em braille. Será realizada uma oficina presencial no Palácio das Águias (R. Érico Coelho, 72 – Centro, Cabo Frio), a partir das 18h, com os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira. O evento está sujeito a lotação do espaço cultural. Haverá tradução em libras e transmissão ao vivo pelo YouTube da Sophia.

O projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo.

Nesta obra, os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira contextualizam como a trajetória do primeiro indígena universitário do Brasil se confunde com a história de Cabo Frio e das Baixadas Litorâneas.

Com três horas e quarenta minutos de duração, o audiobook está disponível de forma gratuita e na integra no Spotify (https://spotifyanchor-web.app.link/e/PToH4Sfa4Lb) e no YouTube (https://youtu.be/SYLorF3TrRI). O ebook também será liberado gratuitamente. Já os exemplares do livro em braille serão doados para instituições como o Instituto Benjamin Constant, Escola Arlete Rosa Castanho, Museu Histórico Nacional, setores de inclusão das Secretarias de Educação de municípios da Região dos Lagos, entre outros.

“Acompanhamos essa trajetória através de pesquisa rigorosa feita pelos autores, que nos levam também pela história de Cabo Frio, tudo isso exposto em uma linguagem clara e acessível”, assinala, no texto de apresentação, Antonio Carlos Jucá de Sampaio, professor titular de História do Brasil (UFRJ) e diretor do Instituto de História (UFRJ).

Na obra, os historiadores trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio.

“A maravilhosa narrativa sobre a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys é um exemplo muito rico e instigante para refletirmos sobre a complexidade da condição indígena no passado histórico e na contemporaneidade”, afirma, no prefácio, João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional (UFRJ) e professor visitante PPGA (UFBA).

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *