Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Equipamentos culturais abandonados

Cabo Frio tem o Teatro Inah de Azevedo Mureb, na orla da Praia do Forte fechado, há quase uma década. No centro, duas salas de cinema (antigo Cine Recreio) desativadas e a Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira da Silva cujo prédio está em péssimo estado de conservação. Com todas as dificuldades a biblioteca mantem-se ativa, com lançamentos literários e reuniões da Academia Cabo-friense de Letras.

Conservação deficiente

Os ativos culturais e ambientais de Cabo Frio estão em péssimo estado de conservação: a chamada Fonte do Itajuru está afundando, o Mirante da Boca da Barra e o seu entorno abandonados, o “complexo” da Ilha do Japonês ameaçado pela especulação, os canais Palmer 1 e 2 , com suas orlas públicas sem qualquer cuidado. O Charitas (Museu José de Dome) precisando de restauração e o Palácio das Águias, aguardando, entre outras coisas, uma programação efetiva e de permanente qualidade.

O Centro está “mal das pernas”

Não precisa ser um observador meticuloso para perceber que o centro da cidade de Cabo Frio está “mal das pernas”: muitas lojas fechadas e as vias públicas maltratadas. Parte dos problemas, gerados pela inação dos próprios comerciantes, que não se mobilizam para nada, mas a pandemia e o avanço do comércio pela internet também contribuíram para essa realidade, no mínimo complicada.

Nova política

É evidente que a recuperação do Centro da cidade precisa de uma nova política da Prefeitura. Exige investimentos? Sim! A recuperação dos equipamentos urbanos, tão danificados, é fundamental, mas também é importante a inventividade e o apoio coletivo do comércio e do setor de serviços, os que mais perdem com a decadência. Sem a participação público/privada nada vai acontecer.

Dada a largada: Serginho & Miguel

Foi dado o “tiro de largada” na campanha oficial para a eleição, em 6 de outubro, embora os candidatos estivessem oficiosamente em campanha há um bom tempo. Serginho Azevedo (PL) fez um grande comício, na Avenida 13 de Novembro, no centro da cidade. O evento lotou a 13 de Novembro e as transversais, Meira Júnior, Jorge Lóssio e José Bonifácio, com grande presença de candidatos a Câmara, cabos eleitorais e população em geral.

Marquinho: renúncia e apoio a Magdala

O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), após muitos pronunciamentos em que afirmou e reafirmou, que estava elegível, anunciou aquilo que todo mundo já sabia: sua esperada renuncia a candidatura a prefeito. Ao mesmo tempo assumiu publicamente, o que estava decidido internamente: o apoio ao projeto de reeleição da prefeita Magdala Furtado (PV).

Repúdio na Internet

A renúncia de Marquinho (MDB), a indicação da vice para o vereador Leo Mendes (MDB), o apoio a prefeita Magdala Furtado (PV), também embasado pelo PDT liderado por Janio Mendes, são fatos políticos, que não tiveram praticamente nenhuma reação favorável nas redes sociais da Internet. As redes não perdoaram tamanha “imprudência”, digamos assim.

As reações

As reações a união foram das mais jocosas a aquelas que condenaram um grupo que há pouquíssimo tempo acusava-se mutuamente de “cobras e lagartos” para dizer o mínimo. Todas elas repudiando de forma veemente a “aliança heterodoxa”. O número de internautas favoráveis foi inexpressivo, o que pode configurar resultado desastroso sob o ponto de vista eleitoral.

Indicação de Leo Mendes X Reação da nominata

A reação dos candidatos do MDB a sentar nas formidáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, com a indicação do vereador Leo Mendes para formar chapa com Magdala Furtado (PV) não foi nada boa. A saída de Leo Mendes da nominata enfraqueceu a capacidade dos candidatos emedebistas, diminuindo consideravelmente a possibilidade de eleição e formação de uma bancada forte na Câmara.

Rafael Peçanha

O professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade), candidato da Federação PSOL/REDE também foi pra rua: fez caminhada no sábado no Jardim Esperança e no domingo esteve no Mercado Sebastião Lan, com o seu grupo político. Hoje o professor dá entrevista à jornalista Ana Paula Mendes (ex-InterTV), no programa ‘Voto Certo’ e faz corpo-a-corpo, em São Cristóvão.


Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *