Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

União heterodoxa

Como o Blog do Totonho havia previsto, não deu outra, Marquinho Mendes (MDB), Magdala Furtado (PV) e Janio Mendes (PDT) uniram-se em coligação pra lá de heterodoxa (basta lembrar os antecedentes) e vão, ao menos na teoria, marchar juntos para o processo eleitoral, que termina em de 6 de outubro.

Beto declinou da “honraria”

Fontes confiáveis da política local dizem que antes de selar a união com o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) a prefeita ainda tentou buscar um nome com livre trânsito na política cabofriense para ser seu vice. A prefeita convidou o médico Beto Nogueira, ex-vereador por dois mandatos e fundador do PSB, no município. Beto Nogueira agradeceu a “honraria” e declinou do pedido. A prefeita então foi a luta por outro nome.

O Vice

Marquinho Mendes (MDB) acabou cedendo, em função das evidências político/jurídicas, renunciou a candidatura e negociou com a prefeita Magdala Furtado (PV) a indicação do companheiro de chapa, isto é, o vice, que foi entregue nas mãos do vereador Leo Mendes, também filiado ao MDB. O vereador troca uma reeleição muito complicada, digamos assim, por uma tentativa de se colocar numa prateleira mais acima na vida política de Cabo Frio.

Questão de peso

O vereador Leo Mendes (MDB) não tem peso político para acrescentar eleitoralmente a candidatura de Magdala (PV), mas representa uma composição costurada por Marquinho Mendes (MDB) para sobreviver no atual quadro da política de Cabo Frio, na medida em que ele próprio não pode ser candidato. Alguns acordos devem estar alinhados tanto para agora como para o futuro: se vão ser cumpridos é outro problema.

Marquinho renunciou

Depois de inúmeras declarações públicas e privadas de que estaria “absolutamente elegível” (parece que não era bem assim) e que iria disputar a prefeitura de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), finalmente parece ter cedido as evidências e não é mais candidato. Passou a apoiar Magdala Furtado (PV), que tenta a reeleição. É um novo capítulo que se abre na história política do município.

O PDT abraçou Magdala

O líder do PDT, o ex-deputado Janio Mendes, também embarcou na coligação heterodoxa, acompanhando Marquinho Mendes (MDB) e a prefeita Magdala Furtado (PV). O PDT não tem candidato próprio a prefeito e muito menos a vice, que foi uma indicação do ex-prefeito Marquinho Mendes. O que terá aproximado o líder trabalhista da prefeita do mandato tampão, que substituiu José Bonifácio?

Adesão parcial

A adesão do PDT a candidatura a reeleição de Magdala Furtado (PV) não tem o apoio de todos que trabalharam pela eleição de José Bonifácio e participaram do seu governo. Muita gente ligada ao falecido prefeito hoje apoia as candidaturas do deputado Serginho Azevedo (PL) e do professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade). Esse quadro parece cristalizado, na cena política de Cabo Frio.

Faltou civilidade

A maneira pouco civilizada, para dizer o mínimo, pela qual a atual prefeita de Cabo Frio e seu grupo tratou o então prefeito José Bonifácio (PDT) é uma das razões, que impede muita gente ligada ao ex-prefeito de se aproximar do esquema político que domina a prefeitura. Hoje, a prefeita é candidata pela Federação Brasil da Esperança. Por um lado provoca risadas e por outro, indignação.

Os Sobreviventes

Uma das primeiras medidas da atual prefeita foi mudar radicalmente a orientação socioeconômica e política do governo e quase de imediato demitir todos que trabalhavam com José Bonifácio e que ocupavam cargos de confiança. Só sobreviveram aqueles que aderiram, sem manifestar qualquer critica, por mais moderada que fosse, a nova orientação administrativa.

Descontinuidade

A partir do momento da ascensão do grupo de Magdala ao controle da Prefeitura, o objetivo passou a ser a reeleição. Daí o troca-troca constante no secretariado e outros cargos de confiança, algumas trocas meteóricas, quando o “secretário” mal chegava a esquentar a cadeira. O resultado é uma descontinuidade administrativa que atingiu a Prefeitura e preocupa a população.

José Sette de Barros

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *