Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

A bagunça é permanente

Ontem, em diferentes horários, a Rua José Bento Ribeiro, esteve obstruída por diversos caminhões de entrega, impedindo a passagem de outros veículos. As reclamações são muitas, mas até o momento não surtiram efeito. A prefeitura não tomou qualquer providência e a Guarda Municipal continua desaparecida.

O Centro

O centro comercial de Cabo Frio, principalmente as ruas José Bento Ribeiro, Erico Coelho e José Watz Filho, tem muitas lojas fechadas, calçadas quase intransitáveis e buracos por todos os lados, além de limpeza sofrível. A decadência do centro aprofundada após a pandemia vai precisar de um bom investimento do poder público municipal.

As alternativas de Marquinho 1

A Convenção Eleitoral de Marquinho Mendes (MDB), no Clube Progresso, na Avenida Joaquim Nogueira, no bairro de São Cristóvão, mostrou que o ex-prefeito tem um aliado firme, o vereador Leo Mendes (MDB). Marquinho vive drama, mas tem duas alternativas: candidatura solo ou aliança com a prefeita Magdala Furtado (PV), através da indicação de um aliado para compor a chapa, como vice.

As alternativas de Marquinho 2

Até o momento apesar de ter realizado a Convenção Eleitoral Marquinho Mendes (MDB) não conseguiu se apresentar a sociedade como um candidato livre de impedimentos jurídicos e com grande capacidade eleitoral. Existe a possibilidade do ex-prefeito indicar dois nomes para compor a chapa com Magdala: a sua esposa Kamyla Mendes ou o vereador Leo Mendes.

O início do fim

Essa eleição pode marcar o início do fim da crise que a cidade de Cabo Frio está vivendo desde o fim da era de ouro dos royalties do petróleo. Nesse período alimentou os projetos políticos de “sheiks” e “sultões”, que se esvaziaram e hoje e são apenas coadjuvantes de outros políticos, que são os novos protagonistas.

Poços de petróleo: jovens e maduros

Na época em que os poços de petróleo eram jovens e jorravam riqueza para o município de Cabo Frio, o dinheiro foi desperdiçado, como se não houvesse amanhã. Ninguém pensou em criar um Fundo Soberano de investimentos, que socorresse a cidade em momentos de crise. O resultado está aí na cara de todos nós cidadãos contribuintes, que convivemos com Cabo Frio, uma cidade quebrada.

A reorganização

O próximo prefeito, seja ele quem for, quer queira, quer não, será obrigado a reorganizar a estrutura política, administrativa e econômica do poder público municipal, sem o que não conseguirá governar. A cidade está em crise estrutural, que se arrasta tem um bom tempo e que ameaça a liderança de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O novo prefeito terá que buscar apoio na sociedade e no legislativo.

Investimentos & Preservação

A cidade precisa de investimentos que gerem e multipliquem empregos, mas que ao mesmo tempo respeitem os traços urbanísticos, a história e o ambiente, todos tão preciosos no município. Essa conjugação exige conversas e acordos, que não violem os desejos da sociedade, mas que estimulem a economia, hoje cristalizada.

Mulheres negras contra a violência

O Charitas, nos dias 9, 10 e 11 de agosto vai ser o palco do 1º Seminário da Região Sudeste da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência. O tema do encontro será “Cidadania, o Direito de ter Direitos”, envolvendo questões como feminicídio, machismo e o racismo, infelizmente tão presente na sociedade brasileira.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *