Luiz Antônio Nogueira da Guia.
A Convenção de Rafael Peçanha
A Federação PSOL/REDE está convidando os filiados para a Convenção Eleitoral, em 3 de agosto, sábado, a partir das 13 horas, no Clube São Cristóvão, na Rua Marquês de Olinda, 45. A Convenção vai se dar após séria turbulência política, nascida em uma dissidência da Rede Sustentabilidade.
O espaço progressista
O professor Rafael Peçanha era o candidato da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) quando da intervenção do baronato petista em favor da candidatura da prefeita Magdala Furtado. O professor saiu do PT, filiou-se a Rede Sustentabilidade e manteve sua candidatura e está tentando construir o espaço progressista na Federação PSOL/REDE.
Os companheiros de chapa
Até o momento a Federação PSOL/REDE ainda não definiu o candidato a vice, ou seja, o companheiro (a) de chapa do professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade). Não é o único, Marquinho Mendes e Magdala Furtado também deixaram para a última hora a escolha do candidato (a) a vice-prefeito (a).
Vice será escolhido na Convenção
Apesar de ainda não ter divulgado o nome de possíveis vices e mais uma vez ter enfrentado problemas sérios de ordem política, Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) vai para a Convenção com o apoio de nomes nacionais e estaduais como Heloisa Helena e o deputado Flávio Serafini.
Serginho & Miguel
Até o momento apenas o deputado Serginho Azevedo (PL) definiu o companheiro de chapa, o presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar (União Brasil). A escolha foi feita dentro de um acordo político/eleitoral, que reúne cerca de 14 partidos, que fizeram Convenção, na Associação Atlética Cabofriense.
Ocupação de espaço
A escolha de Miguel Alencar (União Brasil) para compor a chapa com Serginho Azevedo (PL) é uma articulação com o PSD e faz parte do movimento para o centro do candidato do PL. Com essa chapa, pretende ocupar esse espaço da centro-direita, que poderia ser capturado por Magdala Furtado e/ou Marquinho Mendes.
A Dupla!
A dupla formada por Aquiles Barreto e Miguel Alencar apesar de estar em partidos diferentes, trabalha sempre junto, assim tem sido ao longo do tempo em que estão na cena política. Observar os movimentos de Aquiles e Miguel Alencar, cada vez mais presentes, é tarefa de quem quer entender os próximos passos da política de Cabo Frio.
União difícil
Existem setores da vida pública caboftiense, que fazem oposição ao deputado Serginho Azevedo (PL), que apesar do tempo curto, trabalham na tentativa de tirar os obstáculos a uma junção das candidaturas de Magdala Furtado (PL) e Marquinho Mendes (MDB). A luta política na Baixada Fluminense atrapalha a formalização desse acordo, na Região dos Lagos.
Difícil conciliação
Os grupos de apoio a candidatura de Serginho Azevedo (PL) são bastante heterogêneos, com evidentes interesses díspares. O deputado tem enfatizado a necessidade premente de organização da cidade e para que esse processo se dê vai ter que bater de frente com áreas cristalizadas onde ninguém está disposto a abrir mão de vantagens há muito recebidas.
O uso do solo
Entra prefeito, sai prefeito e ninguém organiza a ocupação do uso do solo na cidade. Essa reestruturação exige legislação específica, mas acima de tudo coragem e vontade política, capaz de enfrentar interesses consolidados. A boa relação com a Câmara será elemento fundamental nesse processo.
Começou antes do tempo e as desculpas também: pagamento dos servidores municipais, só 7 de agosto
O portal ‘Notícias de Cabo Frio’ anunciou:
“ATENÇÃO SERVIDORES MUNICIPAIS! PAGAMENTO ADIADO PARA DIA 7 DEVIDO A ATRASOS EM REPASSES DE ROYALTIES”
“O pagamento dos servidores municipais da administração referente ao mês de julho de 2024 será realizado no dia 7 de agosto. A medida foi necessária devido a uma grave situação federal que impactou o repasse dos royalties aos municípios.
Ontem, terça-feira, 30 de julho, os salários foram enviados para o banco e estarão disponíveis nas contas dos servidores lotados na Secretaria de Educação a partir de hoje, quarta-feira, 31 de julho.
No entanto, para os servidores das secretarias de Administração, Assistência Social e Saúde, o pagamento está previsto para o 5° dia útil do mês de agosto.
A situação foi agravada pelas paralisações dos serviços públicos federais, com os servidores de 11 agências reguladoras cruzando os braços por 48 horas nos dias 31 de julho e 1º de agosto. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está operando com apenas 30% de seu efetivo, o que dificulta o repasse dos royalties aos municípios.
Diante dessas circunstâncias, a previsão de pagamento está dentro do limite estipulado por lei, no 5° dia útil de agosto, buscando assegurar que todos os servidores recebam seus vencimentos devidamente.”
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura é uma tradição cabo-friense, que visa reconhecer o trabalho literário de escritores e estudantes da Rede Pública de Cabo Frio em forma de publicação de antologia literária e premiação. Esta edição se propõe a fomentar a produção literária sobre a força feminina na Literatura. Os autores deverão inscrever textos inéditos sobre o tema “A mulher como protagonista de seu tempo na luta pelos Direitos de Gênero e pelo Direito à vida” concorrendo a prêmios em dinheiro e a publicação na antologia “Ialodês e Jacintas: A força feminina na Literatura”, que é o produto final deste edital.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 05/08/2024 a 19/08/2024.
Os candidatos deverão realizar inscrição de forma individual pelo formulário no link: https://forms.gle/Da36LqsRqJHXd5Sh9
Serão duas categorias de participação: Público em Geral (com os gêneros literários Conto, Crônica e Poema) e Prêmio Estudantil para estudantes do Ensino Médio e EJA da rede pública (com o gênero literário Poema) e serão consideradas inscrições de candidatos optantes por Ação Afirmativa para Pessoas Negras (pretas ou pardas), Indígenas, Pessoas LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Pessoas residentes em áreas periféricas ou rurais de Cabo Frio.
Acesse o edital completo:
https://cabofrio.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura/