Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia

As Convenções Eleitorais

Magdala Furtado (PV) faz a Convenção Eleitoral dia 1º de agosto, quinta-feira. Na sexta-feira, 2, Marquinho Mendes (MDB) faz a sua no Clube Progresso, no bairro de São Cristóvão. O professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) realiza a Convenção também na sexta, mas no Hotel Malibu, na orla da Praia do Forte.

A Escolha 1

Grupos ligados ao chamado “Bloco Progressista” acreditam que Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) deve buscar companheiro (a) de chapa na área urbana. Seria um meio de capturar a simpatia dos setores mais jovens da classe média progressista sem identificação política/ideológica com as candidaturas de Magdala Furtado (PV) e Marquinho Mendes (MDB).

A Escolha 2

A escolha acertada do companheiro (a) de chapa de Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) pode imprimir na candidatura do professor a imagem que pode lhe dar a capacidade de penetração nos setores progressistas e mais jovens das camadas médias urbanas. É nessa área onde o discurso da Federação PSOL/REDE tem mais atenção, em especial entre professores e estudantes.

A Escolha 3

Caso a escolha recaia única a exclusivamente nas pautas identitárias e do campo, fatalmente essa parte do eleitorado cairá no colo da candidatura de Vinícius Seguraço, da Unidade Popular (UP). Afinal, a Unidade Popular tem um trabalho nessa área, que nenhum outro partido de esquerda tem realizado, em Cabo Frio. Não vai ser em cima da eleição, que essa realidade vai mudar.

Adeus ás Portarias?

A Convenção da Federação Brasil da Esperança, na quinta-feira, 1º de agosto, vai mostrar quem fica com Magdala e aqueles que vão migrar para a candidatura de Marquinho Mendes (MDB). Muita gente pode amanhecer na sexta-feira dando adeus para os cargos em comissão (portarias) e consequentemente os contracheques.

O tempo é curto

Alguns “especialistas em generalidades” garantem que Magdala Furtado (PV) e Marquinho Mendes (MDB) ainda podem se unir mais lá na frente, de acordo com o que estabelecerem as pesquisas. Pode até ser, mas o tempo conspira contra os dois candidatos, porque ambos tem que apresentar resultados efetivos para continuarem na disputa.

Segredo?

Muita gente pergunta no município quem será o corajoso, que vai assumir o vice na chapa a reeleição de Magdala Furtado (PV). A Convenção Eleitoral será em 1º de agosto e até lá o segredo será desvendado. Há quem diga que o vice deve ser um agente político ligado a Marquinho Mendes, mesmo que ele mantenha a candidatura em 2 de agosto.

Coordenação Política

Caso se confirme o “racha” entre Magdala Furtado e Marquinho Mendes, aparentemente o maior favorecido será o deputado Serginho Azevedo (PL), que tem o apoio político e burocrático do governo do estado. Serginho tem procurado exercer uma coordenação do seu grupo político, não apenas em Cabo Frio, mas em toda a Região dos Lagos.

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura é uma tradição cabo-friense, que visa reconhecer o trabalho literário de escritores e estudantes da Rede Pública de Cabo Frio em forma de publicação de antologia literária e premiação. Esta edição se propõe a fomentar a produção literária sobre a força feminina na Literatura. Os autores deverão inscrever textos inéditos sobre o tema “A mulher como protagonista de seu tempo na luta pelos Direitos de Gênero e pelo Direito à vida” concorrendo a prêmios em dinheiro e a publicação na antologia “Ialodês e Jacintas: A força feminina na Literatura”, que é o produto final deste edital.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 05/08/2024 a 19/08/2024.

Os candidatos deverão realizar inscrição de forma individual pelo formulário no link: https://forms.gle/Da36LqsRqJHXd5Sh9

Serão duas categorias de participação: Público em Geral (com os gêneros literários Conto, Crônica e Poema) e Prêmio Estudantil para estudantes do Ensino Médio e EJA da rede pública (com o gênero literário Poema) e serão consideradas inscrições de candidatos optantes por Ação Afirmativa para Pessoas Negras (pretas ou pardas), Indígenas, Pessoas LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Pessoas residentes em áreas periféricas ou rurais de Cabo Frio.

Acesse o edital completo:
https://cabofrio.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura/

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *