Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

“Passeio” no Sebastião Lan

A campanha da prefeita do ‘mandato tampão’ está inaugurando de tudo um pouco, de banner do canil municipal a ‘passeio’ pela feira no Mercado Sebastião Lan. Em ano de eleição o mercado virou passagem obrigatória de todos os candidatos majoritários e proporcionais, em Cabo Frio. No último domingo a prefeita se encontrou “por acaso”, com o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB).

Fato Político?

Magdala e Marquinho tentaram criar um fato político no encontro “por acaso” no Mercado Sebastião Lan, mas a liga entre os dois está difícil: a Magdala falta notoriedade e principalmente votos. A Marquinho, que foi retirado pela Justiça da prefeitura, em seu último mandato, falta viabilidade jurídica para a obtenção do tal registro eleitoral, sem o qual a candidatura não tem sentido.

Patrimônio Político

Nesse imbróglio falta a leitura e observação das posições desses atores políticos em campanhas eleitorais anteriores. Nesse processo, no qual a participação popular praticamente inexiste, o PDT, hoje liderado pelo ex-deputado Janio Mendes, tenta salvar o patrimônio político e ético deixado pelo falecido prefeito José Bonifácio. Tarefa importante, que poderia ser melhor viabilizada, para a solidificação do campo progressista, em Cabo Frio.

A Convenção!

A campanha de Serginho Azevedo (PL) trabalha para que a Convenção que vai indicar oficialmente o deputado como candidato a prefeito de Cabo Frio tenha duas características que a direção considera importantes: seja uma grande festa popular, com grande repercussão política e tenha a identidade dos 14 partidos que apoiam Serginho Azevedo. A Convenção acontece no sábado, 20, a partir das 9:30h, na tradicional Associação Atlética Cabofriense, na Avenida 13 de Novembro, no centro da cidade.

A Administração

A administração de conglomerado político e ideológico tão extenso vai exigir do deputado Serginho Azevedo (PL) grande habilidade, até mesmo para receber novos apoiadores. Afinal, na medida em que o tempo demonstrar que o projeto político de reeleição da prefeita Magdala se mostrar inviável a estrutura política de Serginho Azevedo deve receber novos adeptos.

O Cotidiano!

Um dos pontos que deve ter lugar privilegiado na formulação dos programas de governo dos candidatos é o cotidiano da população, que não exige planos mirabolantes e caríssimos, mas respeito pela cidadania. A diminuição acentuada da burocracia, a correta utilização dos prédios da administração municipal e a limpeza dos logradouros públicos são parte desse processo.

Pragmatismo Brasileiro

Muita gente se preocupa com o futuro político de Magdala Furtado. Afinal, a prefeita, com exceção de vice de José Bonifácio (PDT) nunca teve qualquer outro cargo na administração pública. Na medida que se mostrar sem chance eleitoral sua base legislativa tende a desaparecer e os servidores da prefeitura vão, no dia a dia, deixar aquele velho cafezinho cada vez mais frio. É uma realidade do chamado “pragmatismo brasileiro”.

O PSB

O PSB, liderado por André Carvalho, ex-secretário municipal adjunto de turismo, esporte e lazer, é o único partido que esteve com Magdala Furtado (PV) desde o momento em que ela assumiu o cargo de prefeita. André Carvalho é candidato a vereador e tem sua campanha coordenada no 1º Distrito por Juninho Nogueira. O partido trabalha para eleger três vereadores, que é um número bastante puxado, digamos assim.

A Câmara

A Câmara de Vereadores é a base política de qualquer governo. Em Cabo Frio parece que as mudanças de caráter político e ideológico serão poucas, talvez nenhuma para a nova legislatura. Espera-se, entretanto, que a formação da Câmara, a partir de 2025, tenha a capacidade de orientar e debater os grandes problemas da cidade e não se limitar as pequenas questões setoriais, de bairros, comunidades etc.

José Correia & Cláudio Leitão

O ex-secretário de cultura, o sociólogo José Correia Baptista e o economista Cláudio Leitão, ex-secretário de educação são os coordenadores do projeto “Se Cabo Frio fosse nossa”. O candidato da Federação PSOL/REDE, Rafael Peçanha (REDE) vai apresentá-lo, na noite de quinta-feira, 18, na sede do Diretório Municipal, no Jardim Excelsior.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *