Luiz Antônio Nogueira da Guia.
O Café da Jack
O Café da Jack recebeu na tarde de hoje o presidente do PDT, o ex-deputado Janio Mendes, candidato a sentar naquelas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues. Janio debateu e discorreu sobre inúmeros assuntos, sempre apertado pelos velhos frequentadores do café e deixou a conversa para ir atrás de novas reuniões.
Argumentações & Pérolas
Entre outras argumentações e algumas “pérolas”,Janio Mendes (PDT), em opinião bem diferente do ex-prefeito Alair Corrêa, afirmou que o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) consegue o registro para ser candidato a prefeito de Cabo Frio, em 6 de outubro. Alair disse com todas as letras que Marquinho não consegue o registro e que terá um número de votos pouco maior que a prefeita Magdala Furtado (PV).
Janio e o resultado da votação da Câmara
A afirmação do líder pedetista contraria o resultado da votação da Câmara, que recusou aprovar as contas do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que já haviam sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nos últimos dias, o jornalismo da InterTV noticiou que o ex-prefeito teve a quebra do sigilo telemático, telefônico e fiscal pedido pelo Ministério Público.
Repetindo o candidato
Seguindo a mesma linha de Marquinho Mendes (MDB), Janio (PDT) refuta as acusações e reafirma que tudo não passa de perseguição política contra o ex-prefeito.: seus adversários temeriam a penetração popular de Marquinho e a sua capacidade de entrar em áreas inacessíveis a outros candidatos, que surgem no cenário político cabofriense.
A votação do ex-prefeito
O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) teve votação pífia na eleição de 2020, que colocou José Bonifácio (PDT), na prefeitura de Cabo Frio.. Não chegou a 10 mil votos, ficando bem abaixo do segundo colocado, o deputado Serginho Azevedo (PL), que em 2022, foi reeleito com uma votação expressiva, que superou os 120 mil votos.
Visitas & Encontros
Entre visitas as obras de construção da estação terciária de tratamento de esgoto, no bairro da Praia do Siqueira e ao Café do Povo, no bairro Manoel Corrêa, o deputado Serginho Azevedo (PL) tem se movimentado intensamente no meio político de Cabo Frio. O deputado tem priorizado encontros com lideranças comunitárias e candidatos a Câmara Municipal, que formam a base de apoio a sua candidatura.
Sem debates considerados estéreis
O candidato do PL tem evitado se meter em discussões que considera estéreis e que podem ser desgastantes para sua candidatura, que, no momento, segundo os analistas, lidera o processo eleitoral. A orientação do seu grupo político tem sido fazer campanha de realizações e novas propostas para a cidade.
Chantal Ferraz e a UP
Quem apareceu também no Café da Jack, no Lagoa Shopping, foi uma das lideranças mais expressivas que surgiram recentemente, no campo político progressista, especialmente da esquerda, a militante Chantal Ferraz. Segundo ela a Unidade Popular (UP) vai ter candidato próprio a Prefeitura na eleição de 6 de outubro, além de uma nominata para a Câmara Municipal.
Os Velhinhos
Os velhinhos que fazem parte do grupo que se encontra quase todas as tardes no Café da Jack foram visitados por duas lideranças: Janio Mendes e Chantal Ferraz. Ambos do campo progressista, embora Chantal seja uma liderança bem mais a esquerda, que ao contrário da Federação Brasil da Esperança e Federação PSOL/REDE, tem militância no meio da juventude cabofriense.
Bairros periféricos
Em reunião liderada por Adriano Brizola, o professor Rafael Peçanha candidato da Federação PSOL/REDE debateu problemas do município com alguns líderes comunitários dos bairros periféricos como Manoel Corrêa, Maria Joaquina, Jacaré, Porto do Carro, Tangará e Boca do Mato.
José Sette e Ottoni
O cineasta mineiro/cabofriense José Sette de Barros está finalizando seu filme “Theófilo Ottoni – A Revolução”, em 5 capítulos ou movimentos, para a TV Brasil: uma obra muito buscada pelo cineasta. A trilha musical é do músico Emiliano Sette, do Estúdio Garimpo, no Rio de Janeiro.