Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Novas adesões?

Em ano eleitoral sobram boatos, denúncias e toda sorte de notícias desencontradas. Ontem circulou em Cabo Frio que o ex-deputado Bernardo Ariston, candidato a prefeito de Búzios pelo PT, estaria se incorporando ao governo de Magdala Furtado (PV). Dos sussurros do Braga vem a notícia que o ex-vereador Fernando do Comilão também iria se incorporar ao Diário Oficial (DO).

Fernando Chagas

Fernando Chagas, ex-secretário de cultura de Cabo Frio, acompanha a política local e Região dos Lagos. Embora morando em Belo Horizonte não deixa de se preocupar com sua cidade. Músico e homem de teatro, Fernando escreve um excelente artigo que o blog vai publicar na sexta-feira.

Educação & Saúde

A divulgação de realizações e soluções imediatas para velhos problemas tem sido uma das características da campanha do deputado Serginho Azevedo (PL), que conta com o apoio de 11 partidos, liderando o chamado “bloco conservador”. Serginho Azevedo tem centrado sua atuação nas áreas de educação e saúde, sempre com o apoio do governo do estado.

Bons de papo

O líder do PDT e candidato a Câmara, Janio Mendes busca retornar ao legislativo para um quinto mandato e se comporta quase como candidato a prefeito, na medida em que a sua coligação majoritária (MDB e PDT) ainda não definiu os nomes. Esta semana bateu um bom papo, na mídia, com o ex-prefeito Alair Corrêa, que está no esquema político de apoio de Serginho Azevedo (PL).

Amadurecimento político

Como não está no poder e tem uma memória muito boa, o ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, que governou o município por quatro mandatos, é um excelente papo, que deve ter rendido boa audiência a mídia. Foi uma conversa civilizada, que deveria ser comum em nossa democracia: infelizmente não é, mas a gente continua torcendo para que, finalmente, a política cabofriense amadureça.

Reflexões

Janio Mendes (PDT) diz que Cabo Frio terá quatro candidatos a prefeito: Magdala Furtado (PV), Marquinho Mendes (MDB), Rafael Peçanha (REDE) e Serginho Azevedo (PL). É uma reflexão, mas o ex-prefeito Marquinho Mendes tem se aproximado cada vez mais do grupo político de Magdala Furtado (PV): caso se transforme em oficial, o número de candidatos diminui.

O Legislativo Municipal

A preocupação em formar uma sólida maioria na Câmara Municipal para realizar as mudanças, que pretende implementar caso consiga se eleger prefeito de Cabo Frio tem sido uma tônica das conversas de Serginho Azevedo (PL). Como tem o apoio de alguns vereadores e ex-vereadores experimentados o candidato tem ouvido mais que discutido política. Quando faz qualquer declaração pública pontifica questões concretas.

A campanha ainda sem o tom

A Federação PSOL/REDE, leia-se candidatura de Rafael Peçanha (REDE), tem tido dificuldades em colocar a campanha na rua. Rafael saiu do PT, mudou de “armas e bagagens” para a REDE, mas ainda não conseguiu encontrar o tom da campanha. As reuniões fechadas ainda não deram lugar aos encontros e caminhadas pelos bairros.

Questão de qualidade

Fazer dois a três vereadores dentro do campo progressista seria importante para ampliar e aprofundar o debate dentro do legislativo municipal. Passou da hora da Câmara deixar de se ater apenas a problemas de categorias específicas e cuidar de questões complexas que definem o futuro do município. É preciso melhorar a qualidade do debate.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *