Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Demonstração de força

O deputado Serginho Azevedo (PL) deu demonstração de força ao promover a inauguração de mais uma unidade do “Café do Povo”, o terceiro em Cabo Frio, o primeiro no bairro popular do Manoel Corrêa. Muita gente esteve presente na inauguração, muitos “cabos eleitorais” e candidatos a aquela poltrona no Plenário Oswaldo Rodrigues.

Juarez & Rafael

O engenheiro e ambientalista Juarez Lopes é um dos membros da comissão de meio ambiente da candidatura do professor Rafael Peçanha (REDE). Juarez trabalha junto ao candidato Rafael Peçanha na construção do capítulo do meio ambiente do programa “Se a cidade fosse nossa”, que o candidato quer levar ao debate durante a campanha eleitoral.

Discrição

A maior parte dos candidatos a Câmara trabalha discretamente, procurando não chamar a atenção dos adversários. Afinal, a eleição para a Câmara é considerada a mais complicada: é muito candidato dentro de uma cidade relativamente pequena. Tem famílias que tem dois ou três candidatos, tornando as pesquisas ainda mais difíceis de captar a realidade do voto.

O controle da Câmara

O controle da Câmara perpassa todo o processo eleitoral e interessa diretamente aos candidatos a prefeito. O próximo prefeito vai precisar de maioria sólida para implantar seu programa de governo e para administrar sem muitas atribulações. É o sonho de todos os políticos, que chegam ao executivo municipal: ter a Câmara sob controle!

Câmara conservadora

Até o momento, tudo leva a crer que não acontecerão mudanças substanciais no perfil político e ideológico do legislativo. O perfil é conservador, o que pode mudar é o caráter específico de alguns vereadores, que cuidam apenas de algumas categorias e interesses localizados, sem levar em conta a sociedade como um todo.

Incógnita

Entre os partidos que apoiam o governo a incógnita é a marca registrada. Ainda não se sabe o impacto da impopularidade do governo sobre os partidos que o apoiam. Alguns militantes do PSB, presidido pelo secretário adjunto de ciência e tecnologia André Carvalho, acreditam em eleger três vereadores, outros falam em apenas um e tem gente que acha que os socialistas não elegem ninguém.

Desafios da Federação

Como vai se expressar na campanha eleitoral a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), que nacionalmente tem postura e imagem progressistas e em Cabo Frio conservadora? Como a Federação vai escapar dessa contradição? Como o eleitor petista vai se sentir apoiando um governo como o de Magdala? O poder do Diário Oficial é maior?

O futuro!

Qual o futuro político do grupo da prefeita Magdala Furtado (PV)? Em junho de 2024 fica difícil fazer avaliação mais precisa, mas, evidentemente tudo vai depender do resultado das eleições em 6 de outubro. Ganhar a prefeitura parece uma empreitada de porte demasiado para o grupo, mas se perder a eleição e tiver votação expressiva, pode continuar tendo importância em Cabo Frio.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *