Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Rafael e a Plenária

O professor Rafael Peçanha, recém-filiado ao partido e candidato a prefeito de Cabo Frio pela Federação PSOL/REDE participou da plenária da Rede Sustentabilidade. O encontro debateu problemas inerentes ao município, estratégias para nominata dos vereadores e o planejamento do projeto “Se Cabo Frio Fosse Nossa”, que o candidato tem colocado na rua.

Serginho e o Café do Povo

O deputado Serginho Azevedo (PL) inaugura, na manhã de hoje, às 9 horas, no bairro Manoel Corrêa, mais uma unidade do ‘Café do Povo’, programa social desenvolvido pelo governo do estado. O programa fornece a primeira refeição (café da manhã) a quem se desloca para o trabalho ou para a escola e está integrado, de forma mais ampla, ao combate a fome no país.

Corpus Christi

Mantendo a tradição do município, os três políticos que lançaram suas candidaturas a prefeito da cidade percorreram os tapetes de sal de Corpus Christi. Marquinho Mendes (MDB), Rafael Peçanha (REDE) e Serginho Azevedo (PL) aproveitaram a oportunidade para criar uma boa imagem e ao mesmo tempo interagir com as pessoas, especialmente a comunidade católica.

Marquinho Mendes

Dos três potenciais candidatos, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) enfrenta problemas de ordem jurídico/política para se lançar oficialmente como candidato em coligação com o PDT, liderada por Janio Mendes. Na eleição anterior, vencida por José Bonifácio (PDT), em 2020, Marquinho Mendes acabou tendo uma performance bem aquém do seu potencial eleitoral e ficou em 3º lugar.

Os Socialistas

O PSB, liderado por Alessandro Molon, foi o único partido do campo progressista, que firmou seu apoio político desde o início do governo de Magdala Furtado, que, entretanto, optou por se filiar ao PV. Algumas lideranças políticas dizem que o PSB elege 3 vereadores, em 6 de outubro, outras, que os socialistas só elegem Emanoel Fernandes. Resultado só em 7 de outubro.

O Bloco Conservador

Apesar da campanha não estar propriamente na rua, partidos e lideranças políticas promovem reuniões, encontros e até mesmo “comícios” em recinto fechado. Caso não aconteçam mudanças substanciais, que alterem profundamente o quadro eleitoral em Cabo Frio, o chamado “bloco conservador” deve manter a hegemonia na Câmara e dificilmente perde a eleição majoritária.

Palácio das Águias

Cabo Frio recebeu do Banco Itaú ainda no governo de José Bonifácio (PDT) um belo presente: o Palácio das Águias, onde inclusive, o falecido prefeito foi velado. Restaurado, com bastante cuidado, o Palácio das Águias recebe alguns eventos da secretaria municipal de cultura, mas carente de mobiliário adequado para um prédio tão importante. A secretaria deveria estar mais atenta.

Culto a personalidade

A Comunicação Social, na Prefeitura de Cabo Frio teria por objetivo informar a população das ações realizadas pelo poder executivo. Até aqui, tudo bem, mas o que se vê nos meios de comunicação, especialmente nas redes sociais da internet é a propaganda pessoal da prefeita Magdala Furtado, o chamado “culto a personalidade” tão comum aos governos autoritários.

O dinheiro é público

O dinheiro é público, mas a promoção é privada. É tão intensa, que se faz festa na inauguração de meio metro de asfalto ou pintura de pracinha de bairro. Tudo tentando fazer da prefeita uma figura popular e empurrar o projeto da reeleição do grupo político ao qual ela pertence. Enquanto isso a incompetência joga a educação e a saúde em crise profunda, com grande prejuízo ao município.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *