Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Despoluição 1
As obras de transformação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), da Prolagos, no tradicional bairro da Praia do Siqueira, em estação de nível terciário, estão em sua primeira etapa e devem se prolongar por um bom pedaço de tempo. Concluídas as obras, a lagoa não mais receberá esgoto in natura, mas águas de reuso.
Despoluição 2
Até o momento a Prolagos, que tem o monopólio do fornecimento de água e tratamento de esgoto, em Cabo Frio, usa o sistema denominado ‘a tempo seco’. O sistema vem sendo contestado pelos urbanistas, ambientalistas e ecologistas, que defendem a ideia que o sistema não tem mais condições de atender a demanda urbana em função do acelerado crescimento da população.
Despoluição 3
Líder do governo Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ), o deputado Serginho Azevedo (PL) negociou a transformação da ETE com a Prolagos. O deputado tem usado a despoluição da Lagoa de Araruama, particularmente da Praia do Siqueira, como um dos itens mais importantes de sua campanha a prefeitura.
Desordem urbana & Favelização
A poluição da Lagoa de Araruama e a favelização crescente do município são fruto da desordem na ocupação urbana, realizada sem qualquer tipo de planejamento e incentivada por muitos políticos interessados apenas em prestígio eleitoral. Sem planejamento, o poder público está sempre correndo atrás do prejuízo e ampliando o empobrecimento da cidade.
Não foi o caso!
Caiu no colo de Magdala Furtado (agora no PV), a administração do município. Ela teria se saído bem se de forma republicana apenas concluísse o governo de José Bonifácio, deixando a prefeitura saneada e fortalecida, abrindo caminho para uma nova gestão de políticos. Não foi o caso! Embarcou num projeto de reeleição, que fragiliza o poder público municipal e o prestígio de Cabo Frio como capital da Região dos Lagos.
Intervenção!
O projeto de reeleição foi rejeitado, no âmbito municipal, pelos partidos que fazem parte da Federação Brasil da Esperança (PT/PV e PC do B). Foi necessária então a intervenção direta de Brasília, com o apoio dos deputados federais Benedita da Silva e Lindbergh Farias, mas não dobrou o diretório municipal do PT, que mantém o apoio a candidatura da Federação PSOL/REDE, professor Rafael Peçanha.
Cláudio Castro absolvido
Com o placar de 4 X 3, a sessão do TRE, encerrada na noite de ontem, absolveu o governador Cláudio Castro, o vice Thiago Pampolha e o presidente da Assembleia Legislativa (ALERJ), o deputado Rodrigo Bacellar. A Procuradoria Eleitoral, do Ministério Público Federal informou que vai recorrer da decisão.
Bike Night, em Cabo Frio
Ontem Cabo Frio comemorou os 10 anos do Passeio Ciclístico Noturno (Bike Night), reunindo dezenas de ciclistas, marcando um dos eventos mais animados e simpáticos da cidade. O seu mais ilustre mascote, o “Dog Night” não perdeu a festa: de banho tomado e gravata borboleta desfilou pelas ruas de Cabo Frio, todo garboso.
Janio & Marquinho
O dirigente do PDT e candidato a vereador, Janio Mendes, defende que Marquinho Mendes (MDB), seu ex-adversário, vai conseguir ser candidato a prefeito, em 2024. Janio acredita que a mudança na legislação eleitoral feita no governo de Bolsonaro vai permitir que o ex-prefeito Marquinho Mendes entre no páreo eleitoral para 6 de outubro.
O novo livro da escritora e pesquisadora Rose Fernandes, que será lançado no fim de junho.