Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Rafael X Magdala

Segundo analistas da corrida eleitoral cabofriense o crescimento da candidatura do professor Rafael Peçanha (Federação PSOL/REDE) deve se dar sobre a candidatura da prefeita Magdala Furtado (Federação Brasil da Esperança: PV/PT/PC do B). A imagem progressista de Rafael Peçanha é muito mais sólida que a da prefeita, no máximo uma recém-convertida, digamos assim.

Ampliação pela esquerda

Todas as circunstâncias que cercaram a entrada do projeto de reeleição da prefeita, praticamente a “fórceps”, na Frente Brasil da Esperança, provocando a saída do professor Rafael Peçanha do PT, não favorece qualquer entendimento entre os dois grupos políticos. Ao contrário, a tendência é o professor Rafael Peçanha (REDE) ampliar seu espaço eleitoral como o único canal dos votos da esquerda em Cabo Frio.

Diretório do PT X Diário Oficial

As imagens acima mostram, com bastante clareza, que quase a totalidade dos membros do Diretório Municipal do PT rejeitou o acordo feito pelos “barões”, permitindo a entrada de Magdala na Frente Brasil da Esperança. O grupo majoritário vai apoiar Rafael Peçanha, o resto pode ser explicado pelo Diário Oficial.

Engano?

Acreditar que a prefeita de Cabo Frio possa representar o pensamento progressista e de esquerda no município é no mínimo falta de leitura política. Basta ver a cerrada oposição que fez ao governo José Bonifácio e todo o processo político/administrativo, que vem desenvolvendo desde que tomou posse.

Pensamento político?

O pensamento político do grupo que governa Cabo Frio pode ser definido e avaliado através do Diário Oficial. As nomeações e demissões nos cargos em comissão vão aparecendo de acordo com interesses imediatos. No momento estão nas secretarias do meio ambiente e obras e serviços públicos e mais ali na frente atingir outros departamentos e secretarias.

Modelos políticos

Voltada para questões locais e do cotidiano da população são as diretrizes permanentes das andanças realizadas pelo deputado Serginho Azevedo (PL). A esse perfil se junta irreparável organização dos eventos e um olhar otimista sobre a sociedade, propondo novos modelos de gestão, acenando com mudanças estruturais para melhor qualidade de vida.

Sem marola

Há uma clara orientação no sentido de despolitizar, amenizando o processo de críticas e mostrar a possibilidade de governar com gestão moderna. As eventuais críticas tem sido feitas de forma a não gerarem embates capazes de polarizar a campanha, que não interessa ao deputado Serginho Azevedo (PL), que é apresentado como líder nesse período, que precede a eleição.

Emendas

O deputado Glauber Braga (PSOL) esteve em Cabo Frio, na Praça Porto Rocha e distribuiu 2 milhões em emendas parlamentares, segundo a escolha da militância: 1 milhão para o Instituto Federal Fluminense (IFF). O outro milhão para o Instituto EcoVida, cuja responsabilidade, na Região, cabe a Rosalice Fernandes, ex-secretária municipal de meio ambiente, nos governos José Bonifácio e Magdala Furtado.

Comissão de Educação

Dentro do projeto “Se Cabo Frio fosse nossa”, Rafael Peçanha se reuniu com a “comissão de educação”, na noite de ontem, segunda-feira, 20. A comissão, que tem como objetivo formular propostas para o governo, é formada pelos professores Márcia Rodrigues, Roberto Valentim da Costa Póvoas e Francisco de Mattos.

IV Prêmio Nacional Ana Maria Machado de Dramaturgia – Silvana Lima.

A Casa de Leitura, em Laranjeiras, é linda. Lá me senti à vontade; sentei e fui abraçada pelo trio de cordas da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Já estava tudo maravilhoso pra mim, inclusive pelas companhias de @ivan_tavares1@hotmail.com e @nadineiadeoliveirasilva . A cerejinha do bolo foi a primeira colocação no IV Prêmio Nacional Ana Maria Machado de Dramaturgia. Sim, chamaram meu nome. Me nervosei toda, subi no palco, tietei Ana Maria Machado (claro!), agradeci e dediquei o prêmio às minhas netas Lia, Flor, Sophia e Cora. Assim como Ana Maria Machado foi um referencial de mulher escritora pra mim, na década de 80, quero ser para elas um referencial de mulher-avó-fazedora-de-historias. No mais, vida que segue.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *