Luiz Antônio Nogueira da Guia
Desconhecimento & Rejeição
Na ânsia de superar o desconhecimento e até mesmo a rejeição ao seu governo e ao projeto de reeleição a prefeita Magdala Furtado (PV) ativou modo turbo na comunicação social. Não dá para precisar o quanto custa ao erário público, mas não dá para dobrar a esquina ou trocar de calçada sem ver na mídia alguma propaganda da prefeita. Deveria ser assunto e motivo de exame por parte da Câmara de Vereadores.
Como vai ficar?
Dez metros de reparos em qualquer logradouro público e uma mão de tinta em praça dá margem a inauguração com a presença de alguns vereadores da base do governo. Tudo é motivo para sacudir a administração, que tem pouco ou quase nada a apresentar desde que substituiu ao falecido prefeito José Bonifácio. Como não consegue comover a população a grande preocupação é como o novo prefeito vai encontrar as finanças da prefeitura, em 2025.
Parceria
A parceria com o governador Cláudio Castro (PL) tem funcionado na pré-campanha do deputado Serginho Azevedo (PL). O candidato após ter anunciado três centros cirúrgicos para o Hospital da UERJ, promete ainda para maio a inauguração do “Café do Povo”, no bairro Manoel Corrêa onde já estão instalados no CIEP uma unidade da FAETEC e outra do CECIERJ.
Base eleitoral
Não é por acaso que o deputado Serginho Azevedo (PL) tem atuado com intensidade no 2º Distrito, afinal, acredita-se que por mais desgastada que esteja a prefeita Magdala Furtado (PV) tem estabelecida em Tamoios a sua base eleitoral. A prefeita é uma empresária do ramo imobiliário, importante na região, e de lá foi chamada para ser vice na chapa com José Bonifácio (PDT).
Tamoios
O deputado que parece trabalhar em tempo integral com pesquisas, teve a sensibilidade política para perceber que a iluminação da Rodovia Amaral Peixoto, no 2º Distrito é uma reivindicação séria da população local. O atendimento a essa demanda reforça a posição eleitoral do candidato, pois está muito ligada a segurança, que a cada dia ganha mais peso nas pesquisas.
A Crise e suas faces
A crise que o município atravessa com as finanças debilitadas e seu equipamento urbano em péssimo estado costuma importunar as camadas médias urbanas, mais sensíveis a perceber esse processo de desgaste. Essa crise local, associada a sensação de insegurança provocada pela bagunça generalizada em função da ausência de políticas públicas municipais, gera grande desgaste, que tem atingido todos os prefeitos.
Rafael & Glauber
O candidato da Federação PSOL/REDE, Rafael Peçanha, apareceu no encontro promovido pelo mandato do deputado Glauber Braga (PSOL), na Praça Porto Rocha, no último sábado. O candidato assistiu ao processo de votação da “emenda participativa”, na qual foi estabelecido o direcionamento de 1 milhão de reais para Eco Vida e outro milhão para o IFF – Instituto Federal Fluminense.
Pernada
O PDT, liderado pelo ex-deputado Janio Mendes, continua atrelado ao MDB de Marquinho Mendes, que, por sua vez costeia o alambrado do governo de Magdala Furtado (PV). O grupo de Janio e Marquinho ainda espera uma “pernada jurídica”, que permita o ex-prefeito Marquinho Mendes ser candidato a prefeito nas eleições de outubro. Resta saber como vai ficar a aliança com Magdala se esse “milagre” acontecer.
As alianças
As alianças políticas são feitas e desfeitas ao sabor de interesses imediatos, poucas relações nesse campo são duradouras. Como explicar determinadas coligações e aproximações, que contrariam a história e o bom-senso? Em geral elas acontecem para enfrentar adversários comuns, que parece ser o caso de Cabo Frio. Como diria Vovô Bibiu, “vamos esperar pra ver o bicho que dá”.