Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Não vale chorar o leite derramado
O governo populista, de direita, da prefeita Magdala Furtado, recém filiada ao PV do Seninha, tinha apenas o PSB lá de Tamoios para apoiá-la. Como por encanto, os barões do conchavo arrumaram o PT, o PC do B e o próprio PV para compor com a prefeita. Resta saber quais os “argumentos” utilizados, que tocaram os corações e mentes de gente tão serena, prestativa e firme política e ideologicamente.
O Mundo Político
O mundo político cabofriense passa pela Praça Tiradentes, sede da Prefeitura e pela Avenida Nossa Senhora da Assunção, ou melhor, na Câmara Municipal. Vereadores, “cabos eleitorais” e portariados (cargos em comissão) de todos os níveis transitam pelo pedaço. Todos, sem exceção, de olho no Diário Oficial, fonte de muitas dádivas, mas também de tristezas e lágrimas.
Como defender?
Defender o governo da prefeita e apoiá-la na tentativa de reeleição, com o argumento da luta contra o autoritarismo é no mínimo uma falácia, porque o atual governo municipal exprime justamente a absoluta falta de respeito aos valores éticos nos quais está fundamentada a democracia. Acrescido ao fato de ter se voltado contra José Bonifácio (PDT), da qual era vice-prefeita, e não ter respeitado a sua figura política e humana.
Desistências & Retornos
Carlos Victor Mendes (Vivique) desistiu de ter assento na Câmara e Bebeto Cardozo, presidente do Ibascaf também: a conjuntura não atrai, mas o ex-vereador e ex-deputado Paulo César Guia quer retornar. Da mesma forma, Alfredo Gonçalves, Emanoel Fernandes, Janio Mendes e Jefferson Vidal, todos veteranos na política, vão investir no novo mandato e sentar até 2028 nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
Será?
Muita gente no meio político não acredita que Kamilla Mendes vá mesmo ser candidata a prefeita pelo MDB, em substituição ao marido o ex-prefeito Marquinho Mendes. A campanha promete ser duríssima e a coligação assentada com o PDT, liderado por Janio Mendes, vai enfrentar o deputado Serginho Azevedo (PL + 10 partidos), Rafael Peçanha da Federação PSOL/REDE e Magdala Furtado, da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV).
Aliança possível?
A possibilidade da aliança MDB/PDT com a prefeita esbarra em obstáculos difíceis de superar. Um deles é justamente qual o nome que vai ser “cabeça de chapa”, Kamilla ou Magdala? É uma “saia justa” difícil de resolver, mas na política tudo pode acontecer, afinal não existe por aí luta de classes ou coisa semelhante. A aliança surpreenderia muita gente, até mesmo o paciente editor do Blog.
Bibiu quer entender
O velho Bibiu, de longa tradição na política de Cabo Frio ficou tão assanhado que psicografou uma carta para o seu neto do coração. Disse na missiva que conseguiu pacificar os ânimos entre Liras e Jagunços, porque conseguia explicar as razões políticas e socioeconômicas do conflito. Agora, tem grande dificuldade de entender uma aproximação entre Janio, Magdala e Marquinho. Pensou, pensou e resolveu parar de escrever …..pois é!
A eleição para vereador
A eleição para a Câmara Municipal é considerada a mais difícil e complicada de todo o processo eleitoral. O número de candidatos é muito grande, gente do mesmo bairro e da mesma família. É um emaranhado de candidaturas onde é bastante difícil separar o pessoal do político e do ideológico. São muitas as razões que definem a escolha em votar neste ou naquele candidato e apesar da internet gastar a sola do sapato ainda é o melhor remédio.
Encontro musical no Dia de São Jorge na Praia do Siqueira
Hoje, terça-feira (23), feriado de São Jorge, músicos cabofrienses promovem encontro musical no Quiosque da Bel, na Praia do Siqueira.
O evento acontecerá entre 17h e 23h com Azul Puro Azul (produtor do evento), Diego Matos, Ulisses Rabelo, Vitalino, André Amaral, Carlos Queimado, e a DJ Nana Clara. No repertório música brasileira; samba, sambarock, forró, música ancestrais, e umas pitadas de músicas autorais. O evento é gratuito e colaborativo.