Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Racha?

Parte do PT de Cabo Frio acabou por ficar com o apoio a prefeita Magdala Furtado (PV). Vai contribuir pouco ou quase nada sob o ponto de vista eleitoral, mas oferece a prefeita melhoria substancial no horário eleitoral gratuito, onde a prefeita tem espaço reduzido se comparado com o deputado Serginho Azevedo (PL) e mesmo com Kamilla Mendes, filiada ao velho MDB, não mais do Doutor Ulisses, mas da Família Reis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Conversa fiada

O PT de Cabo Frio, apesar de todos os esforços, nunca conseguiu obter votação expressiva no município. Em todos os pleitos elegeu apenas um vereador, Alfredo Barreto, que, inegavelmente teve boa repercussão com seu mandato. Portanto, a questão não é simplesmente eleitoral, mas de prestígio político e ampliação da participação da Frente Brasil da Esperança, leia-se Magdala Furtado, no horário eleitoral gratuito. O resto é conversa fiada.

O PT optou pelo projeto conservador

Rafael Peçanha vai ser o candidato da Federação PSOL/REDE após a debandada do PT promovida pelos medalhões do partido de Lula, que optaram pelo projeto conservador da atual prefeita de Cabo Frio. O tempo é curto, bastante curto, mas ainda dá para montar com racionalidade uma boa lista de candidatos a Câmara Municipal, ou seja, a velha e manjada “nominata”. Os candidatos a Câmara costumam ser bons cabos eleitorais e podem ajudar o candidato a levantar voo.

O PT & Waguinho

Todos os laços e personagens levam a crer que a escolha conservadora do petismo tem a ver com a aliança que o PT nacional/estadual fez com o prefeito de Belfort Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, mais conhecido como Waguinho. A aproximação é flagrante e foi importante para Lula diminuir a vantagem bolsonarista, no 2º turno da eleição presidencial, no Estado do Rio de Janeiro. Não foi por acaso que a mulher de Waguinho, Daniela Carneiro foi ministra no governo petista.

E os buracos?

Houve um determinado momento no governo de José Bonifácio (PDT), que alguns vereadores e boa parte da mídia só falavam dos buracos na cidade. José Bonifácio dizia que em sua lista de prioridades estava o saneamento financeiro do município e educação e saúde públicas. Bem, o governo atual não apenas não cuida do recapeamento asfáltico (os buracos proliferam) como também está desmanchando, com grande eficiência o ajuste financeiro feito por José Bonifácio.

Ampliando apoios

O deputado Serginho Azevedo (PL) tem demonstrado inegável eficiência para agregar ao seu projeto político inúmeras siglas partidárias, que dão a ele grande participação no horário eleitoral gratuito e uma infinidade de cabos eleitorais. Mesmo com o mandato tampão de prefeita do município, Magdala (agora no PV), com a “caneta cheia de tinta” e distribuindo empregos e benesses não consegue levantar voo e segue taxiando, no seu provável atoleiro eleitoral.

A articulação de Serginho Azevedo

Líder do governo de Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ), o deputado Serginho Azevedo (PL) tem contado com o apoio do governo do estado para garantir o seu projeto de chegar a prefeitura de Cabo Frio, em 6 de outubro. O deputado cabofriense, reeleito, em 2022, com números expressivos, 123.739 votos, após perder a eleição de prefeito para José Bonifácio (PDT), tem se revelado hábil articulador. Resta saber como essa extensa aliança vai se comportar no processo eleitoral.

A decisão do MPE

A notícia da decisão do Ministério Público Eleitoral (MPE) dando parecer favorável a cassação da chapa do governador Cláudio Castro (PL) e do seu vice Thiago Pampolha (MDB), além da inelegibilidade, deixou o mundo político do município com alguma instabilidade. Caso a denúncia do MPE seja aceita pela justiça, a pergunta que não quer calar é: a nova realidade pode mexer com o panorama eleitoral de Cabo Frio? O que muda?

Moção de Aplausos

O presidente do PDT e ex-deputado, Janio Mendes recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal, através do vereador Miguel Alencar (União Brasil), presidente do legislativo. A Moção de Aplausos reconhece a trajetória de Janio e é uma demonstração de civilidade na vida política do município, na medida em que Miguel deve ser o vice na chapa de Serginho Azevedo (PL).

sophiaeditora.com.br

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *