Octávio Perelló
O TOQUE DE SILAS
Vereador por cinco mandatos e ex-vice-prefeito, Silas Bento garante que dessa vez é o filho Vanderlei Bento que disputará uma cadeira na Câmara Municipal de Cabo Frio. Silas afirmou ainda que já tem candidato a prefeito para apoiar, e que Marquinho Mendes (MDB) seria o único que poderia fazer frente a ele nessa eleição.
FAMÍLIA UNIDA
A família Bento vem se revezando no legislativo cabo-friense desde 2012, com os irmãos gêmeos Vanderlei e Vanderson, após os cinco mandatos exercidos pelo pai, antes de ser vice-prefeito entre 2013-2016. Há quem aposte que na sequência Silas possa retornar ao revezamento.
SEM FORMA
A percepção geral de diferentes segmentos da população de Cabo Frio é a de que passados sete meses o governo Magdala Furtado não tem forma. E o que mais se comenta é que as conquistas do ex-prefeito José Bonifácio são negligenciadas e que o governo não imprime a própria identidade.
SEM FORMA 2
Na história política contemporânea de Cabo Frio as páginas mais longas registram que os ex-prefeitos José Bonifâcio, Alair Corrêa e Marquinho Mendes, concorde-se ou não com eles, tiveram suas marcas reconhecidas. Por outro lado, as páginas mais curtas impõem a outros menor relevância justamente pelas trapalhadas e pela condição amorfa de seus governos.
TEM MAIS
A ação do governo Magdala tem sido aquém do mínimo esperado. Gente boa trabalhando há, porém imprensada pelo dilema da dispersão improdutiva de boa parte dos quadros e do clima de incerteza que permeia o gabinete da prefeita.
AVES MIGRATÓRIAS
O comportamento dos pássaros que migram de região em busca de alimento e novos ninhos é copiado por agentes políticos. Depois de Felipe Monteiro (ex-PC do B e ex-PDT), Aquiles Barreto (PSD) e Margareth Ferreira (ex-PT), outros partem em revogada para um ninho, digamos, mais acolhedor. Os da vez são um empresário do ramo de material elétrico, um ex-assessor especial de José Bonifácio, além do ex-marqueteiro e ex-secretário de comunicação do ex-prefeito. E tem mais ensaiando abrir as asas.
NINHO APERTADO
Por falar em revoada, com a anunciada intenção de Janio Mendes em retornar à vereança, o PDT pode se tornar um ninho pequeno demais para ele e o vereador Davi Souza que iniciou diálogo com outros partidos.
PONTO FINAL
A população de Cabo Frio tem três grandes necessidades: saúde, educação e trabalho. São imensas demandas que requerem compromisso e união de esforços dos representantes do poder público. Eleições vêm aí e é preciso que aqueles eleitores que silenciosamente decidem o resultado das urnas (não os que votam sob cabresto) mais uma vez estejam atentos ao candidato a prefeito que apresente menor distância entre o discurso e a capacidade de ação. Trocando em miúdos, quem possa trabalhar mais do que jogar conversa fora. E esse critério deveria valer também para os candidatos a vereador. A conferir.