Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Cabral, com a Comenda Teixeira e Sousa e seu filho Rodrigo

No ano que comemora 51 anos de jornalismo – sempre com uma boa ideia, Moacir Cabral recebeu, na noite desta quinta, no Charitas, a Comenda Teixeira e Souza, por indicação da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Miguel Alencar (presidente do Legislativo).
Em Cabo Frio desde 1986, Cabral – como é chamado – fundou a Folha dos Lagos em 1990, permanecendo à frente até 2016, quando o bastão foi transferido ao filho Rodrigo Cabral.

Rafael na Federação PSOL/REDE

A crise dentro da Federação Brasil da Esperança (PT – PC do B – PV) parece estar se resolvendo com o professor Rafael Peçanha deixando o PT para ser o candidato da Federação PSOL/REDE. Rafael entraria na Federação através da REDE e sairia candidato a prefeito de Cabo Frio pelo conjunto das forças políticas de esquerda. Ao menos é esse o quadro político/eleitoral na noite dessa quinta-feira, 21, mas em política tudo pode mudar.

Difícil explicar

Caso se concretize a saída de Rafael Peçanha do PT, evidentemente a candidata da Federação Brasil da Esperança (PT – PC do B – PV) será a prefeita Magdala Furtado, filiada ao PV, partido que há bem pouco tempo jurava fidelidade absoluta a Rafael. Vai ser bastante difícil explicar ao eleitorado, principalmente o progressista, como alguém que passou pelo Podemos e o PL, sem qualquer tradição ambientalista ou trabalhista, acabou entrando no PV e sendo candidata a reeleição pela Frente Brasil da Esperança.

A engenharia política

Essa engenharia política urdida pelo PT, em nível estadual e nacional, pode ter sido bem sucedida nos bastidores através de inúmeros conchavos, mas para não se desmoralizar terá que produzir um grande sucesso eleitoral. Caso não dê certo a imagem do PT ficará bastante comprometida em Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos. A prefeita de Cabo Frio pilotando uma frente partidária dita de esquerda será pelo menos alvo de deboche de qualquer analista político com um mínimo de objetividade.

As chances da nominata

Até o momento, a Federação PSOL/REDE, se tudo correr bem com a listagem dos candidatos a Câmara, pode fazer um vereador para sentar nas suntuosas poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues: acima disso seria uma vitória incontestável da esquerda em Cabo Frio. Há quem diga que existe a possibilidade de compartilhamento informal do mandato, mas isso, até o momento é apenas uma suposição.

Desespero

Enquanto entre os partidos progressistas começa a reinar alguma esperança, a pajelança dos políticos comprometidos com o governo municipal está fervendo e deixando alguns candidatos com os cabelos em pé, como diria o grande Bibiu, o “Pacificador”. As redes sociais noticiaram que a confusão se instalou na prefeitura entre os vereadores Átila Motta, Roberto de Jesus e pegando de raspão no ex-vereador, Emanoel Fernandes. O desespero parece ter tomado conta de quem sempre está de olho nas enquetes e pesquisas.

Educação como bandeira 1

“Céu de Brigadeiro” caracteriza o momento político vivido pelo deputado Serginho Azevedo (PL), que, segundo analistas e observadores políticos lidera a corrida pré-eleitoral, em Cabo Frio. Líder do governo na Assembleia Legislativa (ALERJ), Serginho Azevedo tem trabalhado com intensidade a questão da educação através da FAETEC e do CECIERJ e também da UERJ.

Educação como bandeira 2

No CIEP do Manoel Corrêa, Serginho Azevedo anunciou pessoalmente, que lá vai funcionar o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), para jovens e adultos fora da idade escolar. O candidato tem dado ênfase a educação, em suas aparições públicas, inclusive nos vídeos que faz no cotidiano da pré-campanha. É uma estratégia de campanha? Afinal, a bandeira da educação sempre esteve em mãos do PDT.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *