Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Ganho político

A aula inaugural do curso de Medicina da UERJ, em Cabo Frio, realizada na manhã de ontem, representou importante ganho político para o deputado Serginho Azevedo (PL). O Campus Cabo Frio recebeu inicialmente Medicina, Ciência Ambientais e Geografia, acrescido a partir de agora do curso de Enfermagem. É o início da expansão da UERJ, no município.

Ensino Público Universitário

A instalação da UERJ em Cabo Frio, no prédio da antiga Ferlagos, é um passo importante para a consolidação do ensino universitário público no município e Região dos Lagos. Até então Cabo Frio tinha duas universidades privadas, a Estácio de Sá e a Veiga de Almeida, com cursos presenciais e a distância. A Veiga funciona em prédio através de regime de comodato com o poder público municipal.

Quem é o candidato (a)?

Marquinho Mendes (MDB) promete para hoje um grande acontecimento político com o lançamento de candidatura a prefeitura de Cabo Frio. Marquinho só não definiu ainda se o candidato é ele ou sua esposa, Kamilla. Enquanto isso, mantém espaços políticos, digamos assim, no governo de Magdala Furtado.

PT com Rafael

O namoro do governo de Magdala Furtado (sem partido) com o PT parece ter chegado ao fim, inclusive porque se trata de uma Federação, que inclui o PC do B e o PV. Segundo fonte do PT “a relação de Magdala com o PV inexiste. Em todos os âmbitos.” Importante conferir os desdobramentos dessa novela.

Qual o destino de Magdala? – 1

Encerrado o namoro com o PT e com Aquiles Barreto levando o PSD de Eduardo Paes para o colo do deputado Serginho Azevedo (PL) o que resta a prefeita Magdala Furtado (sem partido)? O PV como noticiado anteriormente é impossível, entre outras coisas porque existe a Federação com o PT e o PC do B.

Qual o destino de Magdala? – 2

O mais provável é que o projeto de reeleição da prefeita desembarque no PSB, que está no governo. Mesmo assim não é tão simples, porque teria que contar com o aval político do ex-deputado Alessandro Molon, que dá as cartas no partido e que apesar de algumas divergências é bem mais próximo ao PT.

Mandato tampão

A prefeita Magdala Furtado (sem partido) enfrenta duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs): Eventos e Saúde. Além de um pedido de impedimento apresentado a Câmara pelo ex-vereador Dirlei Pereira. É muita complicação para quem assumiu um “mandato tampão” em substituição ao prefeito José Bonifácio (PDT).

Sem definição

No campo progressista, mais a esquerda, o PSOL e a REDE, que são uma Federação, ainda não definiram o seu destino político, podendo apoiar Rafael Peçanha ou lançar candidatura própria. Nesse mesmo campo político/ideológico, a UP caminha para candidatura própria e nominata para a Câmara.

Estratégia

Na eleição de 2020, os chamados partidos de esquerda, o PSOL e a UP, apesar de votações individuais interessantes e bem sucedidas (Chantal Ferraz), totalizaram cerca de 0,9% dos votos. Analistas políticos acreditam que a concentração de votos possa conseguir, em 2024, uma ou duas poltronas no Plenário Oswaldo Rodrigues, na Câmara Municipal.

Aniversário & Candidatura

Janio Mendes, presidente do PDT de Cabo Frio aniversariou ontem e comemorou junto com a família, em Teresópolis. Janio, grande articulador político, é um dos “medalhões” que pretende sentar nas macias poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *