Bebeto deixa a Fazenda
O secretário municipal de fazenda, Bebeto Cardozo, deixou a secretaria e ficou apenas com o Ibascaf, antes dirigido pelo seu amigo, o empresário Jefferson Buitrago. Bebeto acabou por retornar ao posto que ocupava no início do governo de José Bonifácio (PDT), com quem rompeu politicamente nos primeiros meses de governo.
De olho na Câmara Municipal
Bebeto Cardozo, é empresário do ramo imobiliário e ao mesmo tempo líder comunitário no tradicional bairro de pescadores, da Praia do Siqueira. Bebeto deve se descompatibilizar brevemente do cargo, no Ibascaf, para ser candidato a Câmara Municipal e tentar se acomodar nas belas e confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
Mudanças artificiais
As recentes mudanças feitas pela prefeita Magdala Furtado (sem partido) mostram a sua fragilidade política: os nomes são sempre os mesmos, apenas aumentando a rotatividade. Isso fica claro com as conexões familiares entre a secretaria de fazenda e a Comsercaf. Mudam os nomes, mas quem manda mesmo na Comsercaf é o todo poderoso Bill da Piscina. Certo?
Desgaste
O novo secretário de fazenda é Felipe Corrêa casado com a presidente da Comsercaf Luanna Buais Corrêa. A secretária adjunta da fazenda é Patrícia Brandão, que também esteve presidindo a Comsercaf e de lá saiu após desentendimento com o vice-presidente da autarquia, Bill da Piscina. A alta rotatividade não permite continuidade das políticas públicas e desgasta ainda mais a imagem da prefeita e de seu governo.
Medalhões
A próxima Câmara Municipal pode estar lotada de estrelas e veteranos da política cabofriense. Alfredo Gonçalves, Carlos Victor da Rocha Mendes (Vivique), Janio Mendes e Luis Geraldo são medalhões, que também buscam (e tem muitas chances) sentar nas poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues. O embate entre eles vai ser “briga de cachorro grande” pra ninguém botar defeito. Vai fazer muito bem a Cabo Frio.
O fortalecimento do Legislativo
Caso o percentual de reeleição seja grande, na Câmara Municipal, esses medalhões, certamente vão se encontrar com uma turma, que também vai se transformando em veterana. As duas turmas somadas, com grande capacidade de articulação, vão fortalecer o legislativo local, mas também tornar a relação com o executivo mais complexa. De toda maneira, o quadro político de Cabo Frio sai mais robusto.
Pesquisa & Análise
A pesquisa recente, badalada pela mídia, mostra vantagem acentuada do deputado Serginho (PL), seguido pela prefeita Magdala Furtado (sem partido), que busca a reeleição e pelo ex-vereador Rafael Peçanha (PT/PC do B e PV). O resultado dessa pesquisa do Instituto Paraná está sendo esmiuçado por todos os coordenadores da pré-campanha eleitoral nas eleições majoritárias de Cabo Frio.