Um dos maiores benefícios que a maturidade pode nos trazer é a tranquilidade para mudar de opinião.
Quando a gente é muito novinho e ainda não tem a personalidade formada, um instinto natural de sobrevivência, tende a seguir a opinião da maioria.
Um pouco mais velho que isso, mas ainda muito jovem, acreditamos que nossa opinião deve ser defendida com unhas e dentes.
Aí vem a maturidade.
Eu estou falando: MATURIDADE, que é a experiência e não a idade, que é contagem de tempo.
A maturidade nos traz sabedoria de vida, e essa por sua vez,
tranquilidade para encarar e analisar os fatos e coragem para eventualmente mudar de opinião, sem pensar que estamos traindo nossas convicções.
Sim, porque com a maturidade, a gente adquire um melhor “felling”, para distinguir o que é verdadeiramente importante e uma coisa: que quem nos é importante não vai deixar de nos querer bem, somente porque mudamos de opinião.
Perguntará você: “ Mas e os outros?
Ora, os outros são os outros e só!
Então, caro amigo, se você está esperando o momento certo de assumir que gosta ou desgosta de alguém ou de alguma coisa, diferente do que antes fazia, lembre-se que o pensar é livre e não merece ser aprisionado num quartinho escuro, porque se a gente parar de pensar, nunca e jamais são muito tempo para quem ama viver e nada melhor do que viver com liberdade para agir e pensar!
Ângela Maria Sampaio de Souza é Professora.