Os bolsonaristas frustrados com a derrota na eleição presidencial em 2022 ainda padecem da famosa “dor de cotovelo”. E mais, quase todo dia protagonizam cenas patéticas e porque não dizer hilárias. Tudo que lembra a esquerda ao cruzar-lhes a vista incomoda. Toda cor vermelha causa desconforto. Imagina então o incauto bolsonarista cruzar com um cidadão vestido com uma camisa de Cuba, país que eles desconhecem e apenas se informam com mentiras e distorções nos sites de fake news da extrema direita.
O causo envolve um cidadão de esquerda morador de Cabo Frio que descia do seu prédio pelas escadarias que levam a rua, vestido com uma camisa retrô da seleção de futebol de Cuba e se deparou com um bolsonarista inconformado. A fachada do prédio dele é até bonita, mas não pode também ser considerado de alto nível, mas análise racional e bom senso não são o forte desta “gente de bem”. O nível cognitivo deste pessoal é muito baixo.
Ao descer todo alegre do prédio para “bater uma perninha” pela rua e ir em direção a um certo café da cidade encontrar com outros “esquerdopatas cafeeiros”, garboso com sua camisa cubana legítima, ouve a seguinte frase do atormentado bolsonarista que passava em frente ao seu prédio: “Como pode descer de um prédio deste usando uma camisa de Cuba?” E continuou: “Ser socialista assim é mole !”. Isso dito de forma séria e indignada, vejam vocês !!
O bravo militante da esquerda socialista, riu num primeiro momento. Mas depois olhou no olho do bolsomínio tresloucado e respondeu de forma dura e direta: “Pois é meu irmão, isso é para você ver que ser socialista não é sinônimo de pobreza !” Em seguida, virou as costas para o idiota intrometido e atravessou para o outro lado da rua. O bolsonarista nada respondeu. Pelo contrário, ficou caladinho tomando um “esporro” da mulher que dizia: Quem manda você se meter na vida dos outros. Toma juízo fulano !!
O nome deste bobalhão pouco importa. O comportamento é que mostra um padrão agressivo, mal educado, que se repete todo dia em várias outras cidades pelo Brasil a fora. Isso, infelizmente, não vai acabar tão cedo. Estes malucos vão continuar por aí “pagando mico” ou até arranjando gratuitamente confusão, estimulados que são por um escroque inelegível e uma mídia escrota, com jornalistas de extrema direita que desinformam e os usam para ganhar dinheiro, tipo a JovenPan.
No final disso tudo, o velho militante de esquerda garante que não vai se intimidar. Ele vai continuar usando a camisa de Cuba. E pior, disse que já encomendou num site da internet uma da Coréia do Norte, outra da China e uma retrô da seleção de futebol da antiga União Soviética. Ah, uma da URSAL e outra com a imagem do Che Guevara também. Está se arriscando a apanhar na rua !!
Claudio Leitão é economista, professor de história e escritor amador.