Os dois polos de poder
O governo da prefeita Magdala Furtado (PL) tem dois polos de poder cada vez mais visíveis: a chefia gabinete representada na figura do advogado Victor Meirelles. O outro lado é o novo secretário de governo, o vereador Roberto de Jesus, que na época de José Bonifácio (PDT) fez pesada oposição ao pedetista.
“Olho gordo”
É muito cedo para existir alguma fricção entre a chefia de gabinete e a secretaria de governo, mas foi sintomático o gesto da prefeita Magdala Furtado (PL), transferindo a administração dos eventos da secretaria de governo para a chefia de gabinete. A pergunta a ser feita é: por que a gestão dos eventos desperta tanto “olho gordo” entre os políticos do município.
Cursos da UERJ
Geografia, Ciências Ambientais e Medicina são os cursos oferecidos pela UERJ, inscrições para o vestibular já realizadas, no Campus Cabo Frio, que vão acontecer no prédio da antiga Ferlagos. Essa construção da presença da universidade pública estadual, em Cabo Frio tem o dedo da ALERJ, do deputado Serginho e o então prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.
O diálogo
Miguel Alencar, ainda no União Brasil e possivelmente logo no PSD ou MDB, em companhia de Aquiles Barreto (PSD), conta com boa cobertura na mídia e tem apoiado projetos com bastante receptividade na população. Muito hábil, Miguel Alencar se articula ao mesmo tempo com a prefeita Magdala Furtado (PL) e com outros setores da sociedade civil. O legislativo tem dialogado bastante.
Reunião na Saúde
O professor Rafael Peçanha (PT), na quinta-feira, fez reunião com lideranças de servidores da área da saúde. Segundo Rafael, esse foi apenas o primeiro de uma série de encontros nesse período de pré-campanha, na luta pelos direitos dos trabalhadores. O candidato fez questão de ressaltar que a reunião foi feita em memória do Bispo Dom Mauro Morelli.
O “Velho Guerreiro”
O ex-prefeito Alair Corrêa tem nas mãos o PRTB e deu entrevistas se lançando a uma nova campanha para prefeito de Cabo Frio. Apesar dos quatro mandatos anteriores, o “velho guerreiro” ainda tem sede de poder, apesar das dificuldades no último mandato.
Alair & Serginho
Na última eleição majoritária, em 2020, o ex-prefeito Alair Corrêa, abriu mão de uma possível candidatura e apoiou integralmente Serginho (PL), seguido por uma série de cabos eleitorais. A aliança Serginho & Alair foi amplamente derrotada pela chapa José Bonifácio/Magdala Furtado.
A reação de Marquinhos
Uma onda de descrédito foi o que a semana propiciou ao ex-prefeito Marquinhos Mendes (MDB), que reagiu com entrevistas e declarações públicas. Marquinhos acusou seus adversários de “fake news”, tentando espalhar a versão de que estaria impedido de participar do próximo processo eleitoral a prefeitura de Cabo Frio.
Debates Decoloniais
Foi um sucesso o encontro promovido pela Sophia Editora denominado “Debates Decoloniais”, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), localizado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos. A organização foi do produtor cultural Rodrigo Cabral.
Os “socialistas”
De todos os partidos denominados “progressistas” o único que permaneceu na prefeitura de Magdala Furtado (PL) foi o PSB, que já estava no governo no período de José Bonifácio (PDT). Qual será a posição dos “socialistas” com o desencadear do processo eleitoral.