Mobilidade urbana
A criação da secretaria de mobilidade urbana objetivou modernizar a relação do cidadão com a cidade em que vive, priorizando o pedestre e o ciclista, melhorando as condições ambientais. A pergunta é: o novo governo continuará a política de criação de ciclovias e ciclo faixas, integrando-as a pequena rede existente?
Reeleição
Após tomar posse quando o vereador senta na macia poltrona do Plenário Oswaldo Rodrigues, no histórico prédio da Câmara Municipal e começa seu trabalho no legislativo, de imediato surge a ideia da reeleição. O que fazer para se reeleger? Daí a necessidade de procurar a formação de nominatas, fortes e equilibradas, que permitam construir o processo de reeleição. Quantos vereadores serão reeleitos?
Transparência
A prefeita Magdala Furtado (PL) declarou que em pouquíssimo tempo de governo sofreu quatro tentativas de sabotagem. A princípio, duas vieram a público: a questão da publicação de um livro que colocava a prefeita como super-herói e a do cidadão que se disse parente de “altas patentes” na justiça e que foi preso, segundo o secretário de governo, Rui França (Cidadania). Quais teriam sido as outras tentativas de sabotagem? O governo tem que ter transparência.
Críticas
O secretário municipal de fazenda, Bebeto Cardozo, fez críticas a condução das finanças no governo José Bonifácio (PDT), com quem rompeu logo no início do mandato, em circunstâncias pouco conhecidas. Desde então foi para a oposição e não parou de fazer críticas a administração. Com a posse de Magdala, Bebeto foi para o governo.
Projeto
O primeiro mês na gestão Magdala Furtado (PL) apresentou dificuldades para cumprir toda a folha de pagamentos, que obedeceu a um escalonamento, obrigando o secretário a dar declarações públicas sobre o assunto. Caso o governo não consiga pagar a próxima folha dentro do mês, o secretário sofrerá desgaste político, que pode, inclusive atrapalhar seu projeto pessoal de se eleger vereador.
E o futuro?
O 2º semestre da administração de Magdala vai definir o seu futuro político e do grupo que carrega com ela não só em Cabo Frio, como em toda a Região dos Lagos. Período pré-eleitoral, diante de um cenário desafiador, com inúmeros candidatos, a prefeita terá que se fazer conhecida no campo eleitoral e segurar o governo da mais importante cidade da Região dos Lagos.