Categorias
Pequenas Doses

CULTO A PERSONALIDADE

Oferta rejeitada

Rafael Peçanha deixou na segunda-feira a secretaria adjunta de ciência e tecnologia, que ocupava desde o início do governo de José Bonifácio. A prefeita Magdala Furtado lhe ofereceu a secretaria de educação, mas a oferta foi rejeitada pelo ex-vereador, que deve ser candidato a prefeito pelo PT, na eleição de 2024.

Influência de Aquiles

A secretaria de educação vem sendo ocupada interinamente pelo professor Alessandro Teixeira, que já ocupava cargo de confiança no governo de José Bonifácio, na área da Educação. Alessandro é ligado politicamente a Aquiles Barreto, que teve influência na formação do governo anterior e pelo que parece continua com o prestígio em alta, no atual governo.

Em time que está ganhando …

Tudo leva a crer que Magdala Furtado deve efetivar Alessandro Teixeira na secretaria de educação tida como uma secretaria estratégica politicamente, tocada no governo de José Bonifácio pela professora Elicéa da Silveira. O atual secretário tem grande experiência no setor e como se fala em linguagem de futebol, “em time que está ganhando não se mexe”. O tempo vai dizer.

Culto a personalidade

A prefeita Magdala Furtado tem perfil conservador, basta ver as suas relações políticas, mas faz propaganda nos moldes do “Realismo Socialista” onde o principal traço é o “culto a personalidade”. É preciso ir “devagar com o andor”, como psicografaria o velho e bom, Bibiu, o eterno Presidente do Conselho, que conseguiu pacificar os Liras e Jagunços: uma obra de arte da política local.

Caso para a Ciência

Caso a prefeita Magdala Furtado esteja definitivamente picada pela “mosca azul” da política e queira se candidatar a reeleição, certamente pode se tornar um caso para o estudo de cientistas políticos, estatísticos e espertizes em eleições. Descobrir como a prefeita pode se inserir de maneira favorável no quadro eleitoral em 2023/2024.

Rui França

Há quem diga que o novo governo tem outro candidato a prefeito além de Magdala, o secretário de governo Rui França, que tem se revelado como cicerone político da prefeita. O coronel era candidato a prefeito pelo Cidadania e retirou a candidatura na composição política para apoiar José Bonifácio e derrotar Dr. Serginho. Hoje a prefeita está no mesmo partido, o PL, do candidato que ajudou a derrotar em 2020.

Derrota certa?

Recentemente o presidente da Câmara de Vereadores de Búzios esteve em Brasília. Segundo algumas fontes, em reunião com autoridades, tratou de diversos assuntos, mas priorizou uma possível eleição ainda esse ano no município. Para alguns amigos de Rafael Aguiar, a derrota do prefeito Alexandre Martins em Brasília é certa.

Coadjuvante

Passeando pelas redes sociais do vice-prefeito de Búzios é fácil perceber que o homem está preparando um voo solo. Miguel Pereira que é, também, secretário tem carimbado todas as obras como se fossem produtos pessoais. O prefeito tem aparecido como personagem coadjuvante.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *