Categorias
Pequenas Doses

O Poder dos Petroroyalties

O PT, que controla a prefeitura de Maricá, município riquíssimo em royalties do petróleo, manda e desmanda nos diretórios do partido em todo o interior do estado e também em algumas áreas da capital. Como Cabo Frio é a cidade polo e o maior colégio eleitoral da Região dos Lagos o interesse sobre o município é muito grande.

Na época em que a Bacia de Campos jorrava petróleo e royalties por todos os lados, o então prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa era o político mais influente de toda a Região dos Lagos. Dava palpites nas políticas internas de São Pedro, Arraial do Cabo e Búzios, sem o menor constrangimento. Hoje, com os poços maduros e esgotados da Bacia de Campos, a influência política deslocou-se para Saquarema e Maricá.

O partido de Lula busca um candidato que seja viável eleitoralmente para ganhar a prefeitura de Cabo Frio. A intenção é fortalecer o diretório local para que tenha condições de formar uma lista de candidatos a Câmara capaz de eleger ao menos uma bancada com dois vereadores. Até hoje, o PT só teve um vereador eleito no município: Alfredo Barreto.

Aliança informal? Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro e Lula (PT) mantém, segundo alguns atentos observadores, saudável relação política: o episódio dos aeroportos Galeão/Santos Dumont seria exemplo bastante visível. Há quem diga que essa relação PSD/PT chega até Cabo Frio através de Aquiles Barreto.

Os chamados “partidos progressistas” não tem tido boa vida na formação das bancadas na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. A última eleição, 2020, foi particularmente dura, culminando com a não eleição de qualquer candidato. Há quem diga que está na hora de fazer aquela famosa autocrítica, nem sempre bem-vinda pelos militantes mais aguerridos.

Mirinho Braga – As diferentes diretrizes adotadas pela secretaria de obras e serviços públicos e de meio ambiente a respeito da “engorda” da Praia das Palmeiras parecem ter sido absorvidas e aplainadas pela chefia de gabinete, leia-se Mirinho Braga. O que aparentava ser o início de uma crise e um racha político/administrativo no governo cabofriense foi debelado.

Mais vereadores? Caso o número de vagas na Câmara Municipal de Cabo Frio cresça para 21, a quantidade de candidatos tende a aumentar e o processo eleitoral continuará a ser muito difícil em uma cidade na qual em cada família aparece ao menos dois candidatos. Os contribuintes torcem para que as despesas não cresçam junto com o aumento do número de poltronas. Afinal, a vida já está bastante complicada.

A orla da Praia das Palmeiras e o paisagismo têm sido citados como pontos bastante positivos da administração de José Bonifácio. Nos fins de semana a orla das Palmeiras fica repleta de famílias inteiras com festas de aniversário, cultos e até mesmo casamentos, desfrutando do espaço verde, ciclovias e quiosques.

Dom Cabral – Jornalista e dono de boteco, Moacir Cabral está fazendo sucesso com o Dom Cabral, ali na Rua Getúlio Vargas: cerveja geladíssima, cachaça mineira de alambiques refinados e os acarajés das quintas-feiras, com Teresinha e James Jefferson. No fim de noite a trilha sonora tem Anísio Silva, Orlando Dias e Reginaldo Rossi. O trabalho intelectual ele deixou por conta do filho Rodrigo a frente da Sophia Editora e da Folha dos Lagos.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *