Observação de Aves em Cabo Frio

Eduardo Pimenta

A cidade localiza-se na baixada litorânea da Região dos Lagos, em sua fração continental é cercada pela Lagoa de Araruama, um ambiente peculiar hipersalino. Já em sua fração litorânea, é cercado por um oceano rico em nutrientes devido ao fenômeno da ressurgência que atrai grandes cardumes de peixes. Este cenário composto por um somatório de influência oceânica, lagunar, restinga e estepe arbórea aberta oferta grande quantidade de invertebrados, peixes, flores, frutos e sementes, atraindo uma infinidade de aves residentes e migratórias.

Passarinhar é algo muito prazeroso e contribui para conscientização da valorização da vida, como também para um maior senso de preservação ambiental. As aves são necessárias ao equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto, atraem turistas de elevado consumo com baixo impacto ambiental, que tanto necessitamos. Motivado por essa demanda e pela possibilidade de promover o esporte, a ciência e o lazer, foi criado o Grupo de Estudos das Aves de Cabo Frio-GEAves\UVA, que através da observação e de registros fotográficos promove o inventário das espécies e a determinação do status de conserva, subsidiando as prefeituras para a tomada de decisão objetivando a gestão ambiental e o incremento turístico em nosso território.

As informações levantadas geram uma lista hierárquica dos taxons pertencentes às classes ocorrentes e subsidiaram a confecção de um Guia de Aves de Cabo Frio e a publicação de um livro sobre as Aves da Lagoa de Araruama. Que podem ser adquiridos pelos observadores e orientar roteiros do que observar. Há uma grande variedade de atrativos, desde as aves endêmicas, residentes e migratórias. Dentre as mais procuradas para observação destaca-se o Formigueiro-do-litoral (Fomicivoralittoralis) endêmica das restingas arbóreas e caracteriza-se por um canto imponente e por se deslocar próxima ao solo.

Entre as migratórias, muitas se destacam, entretanto oMaçarico-branco (Calidrisalba) chama a atenção por chegar em grandes bandos a procura de locais de alimentação e descanso após migrarem de Nova Jersey nos Estados Unidos. Outro migrante regular que chama a atenção por sua plumagem colorida e seu grande porte é o Flamingo-chileno (Phoenicopteruschilensis) em frações remotas de salinas da Lagoa de Araruama.

Enfim, o que não faltam são atrações representadas ainda por diversas saíras, batuíras, colhereiros e pinguins que somados a uma flora e frutificação impar promovem um cenário natural de tirar o folego dos visitantes. Fazendo de Cabo Frio e seu entorno uma área de grande potencial de turismo sustentável de baixo impacto.

(*) Biólogo, M.Sc. em Engenharia de Produção, Coordenador De Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, pesquisador The International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas, consultor estratégico do Projeto Albatroz, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João e membro da Academia Cabofriense de Letras.

Compartilhe:
Instagram
0Shares

Um comentário em “Observação de Aves em Cabo Frio”

  1. Em algumas ocasiões passei por grupos de observadores de pássaros em pousadas em Silva Jardim, Aldeia Velha e proximidades. É um turista de pegada ecológica mínima e razoável poder aquisitivo. O tipo de público que os nossos empresários vivem afirmando desejar. A natureza já temos. Quem sabe um pouquinho de esforço do segmento turístico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *